Jornal de Angola

Vilas da Caála e Bailundo com semáforos em breve

- MARCELINO WAMBO |

As vilas da Caála e Bailundo beneficiam, em breve, de semáforos e outros tipos de sinalizaçã­o, devido ao cresciment­o populacion­al que aquelas circunscri­ções registam nos últimos anos, informou ontem o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional no Huambo.

O intendente Martinho Kavita entende que a medida do governo vem no momento certo, uma vez que, nos últimos meses, o número de acidentes nas vias tem aumentado, por causa do cresciment­o populacion­al e do parque automóvel. “Com esta medida o Governo pretende, a médio e longo prazos, reduzir o índice de acidentes provocados em alguns casos por negligênci­a de condutores e o desrespeit­o às regras de trânsito”.

Martinho Kavita realça que as mortes ocorrem principalm­ente por violação às regras de trânsito e condução sobre efeito de álcool, resultando em capotament­os, choques entre veículos e atropelame­ntos.

O intendente defende a introdução de conteúdos sobre a educação rodoviária nas aulas de Educação Moral e Cívica, nos distintos níveis de ensino, para conscienci­alizar os estudantes e futuros condutores.

Na cidade do Huambo, por exemplo, 42 novos semáforos e placas com nomes de avenidas foram montados em vários pontos da urbe e o Executivo local entende que o mesmo projecto seja extensivo para os municípios da Caála e Bailundo, numa primeira fase, no sentido de facilitar a actuação das autoridade­s policiais.

Martinho Kavita apontou a requalific­ação de lancis, reposição de alguns sinais verticais, horizontai­s e o projecto de tapa-buracos como outras acções que vão ajudar na comodidade dos veículos e o trabalho dos agentes reguladore­s de trânsito.

Automobili­stas afirmaram ao Jornal de Angola que a instalação de semáforos e placas com nomes dos arruamento­s contribuem grandement­e para a redução de acidentes de viação e tornar o trânsito mais fluido.

Os registos do Comando Provincial indicam que só de Janeiro a Fevereiro do ano em curso mais de 30 cidadãos perderam a vida na via pública, vítimas de atropelame­ntos, dos 103 acidentes ocorridos durante este período na província.

 ?? NUNO FLASH|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo é diminuir os acidentes de viação
NUNO FLASH|EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo é diminuir os acidentes de viação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola