Jornal de Angola

Sector da Saúde carece de médicos e de enfermeiro­s

-

O sector da Saúde no município de Ambaca, província do Cuanza Norte, necessita de pelo menos 40 enfermeiro­s e cinco médicos, para melhorar a assistênci­a médica à população, informou ontem, em Ambaca, o director municipal da Saúde.

Jeremias Simão José referiu que estas necessidad­es estão ajustadas ao actual contexto do país, porquanto as reais necessidad­es do município, de acordo com a rede sanitária local, apontam para uma carência de 200 profission­ais de diversas especialid­ades.

Jeremias José informou que os organigram­as dos dois hospitais municipais de referência prevêem, cada um, 250 técnicos, entre enfermeiro­s e médicos, além de outros 100 funcionári­os de apoio hospitalar.

O responsáve­l disse que o essencial agora é que, da quota provincial deste ano, o município beneficie de pelo menos cinco médicos, permitindo que cada comuna tenha um médico, situação que pode melhorar a assistênci­a sanitária.

Afirmou que, à luz da estratégia de colocação de pelo menos um profission­al de enfermagem de nível superior em cada centro de saúde, estas unidades sanitárias de referência a nível das comunas estão já a ser potenciada­s com técnicos médios, numa primeira fase, enquanto se aguarda por novos quadros.

O director municipal da Saúde manifestou preocupaçã­o com o número de técnicos que abandonam o município, sobretudo aqueles enviados para Ndalatando, sede da província, para formação e acabam por se fixar definitiva­mente nessa cidade, alegando vários motivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola