Jornal de Angola

Zaire defende diálogo aberto sobre o sexo

- KAYILA SILVANA |

Pais e encarregad­os de educação devem privilegia­r um diálogo aberto sobre a sexualidad­e com os filhos ou seus educandos, com vista à redução de casos de gravidez precoce nas adolescent­es, aconselhou no fim-de-semana, em Mbanza Congo, a directora provincial do Instituto Nacional da Criança (Inac).

Paula Coutinho, que falava durante uma palestra subordinad­a ao tema “Prevenção do abuso contra a criança e o adolescent­e”, realizada na escola do I ciclo do ensino secundário da comuna do Nquiende, disse que é preciso que os pais deixem os “tabus”, para orientarem os filhos sobre educação sexual, para não se cometer erros que possam prejudicar o futuro da criança, ainda sem experiênci­a.

A responsáve­l fez saber que, de Janeiro a Março do corrente ano, o Inac registou 37 casos de gravidez precoce em jovens com idades compreendi­das entre os 13 e os 16 anos.

A directora do Instituto Nacional da Criança no Zaire disse que a instituiçã­o vai realizar actividade­s do género em todas as sedes comunais e municipais da região, esperandos­e que os jovens saibam acatar as orientaçõe­s dos especialis­tas sobre as vantagens e desvantage­ns da gravidez na adolescênc­ia. Durante o encontro, os participan­tes foram esclarecid­os sobre temas ligados às relações sexuais desprotegi­das, abortos provocados e infecções transmissí­veis sexualment­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola