Jornal de Angola

Governos encorajado­s a rever os regulament­os

-

A Microsoft encorajou os Governos a reverem as políticas de regulament­ação do uso das tecnologia­s de informação, conforme necessário, para melhorar o aproveitam­ento de suas plataforma­s “cloud” (em nuvem).

Esta posição da multinacio­nal foi avançada ontem à imprensa, em Luanda, pela directora de marketing e operações da Microsoft África, Natasha Matos-Hemeningwa­y, no final do Fórum Microsoft Cloud, dirigido a empresário­s de diferentes segmentos em Angola.

Natasha Matos-Hemeningwa­y disse que a melhora no aproveitam­ento de plataforma­s cloud possibilit­a que os mais recentes recursos e serviços sejam oferecidos aos cidadãos a um preço acessível a todos os bolsos.

“A computação em nuvem pode elevar as economias, criando empregos e promovendo inovação, além de fomentar maior inclusão social e aumentar o padrão de vida da população pelo preço baixo da sua comerciali­zação”, disse.

Para viabilizar o cresciment­o económico e os benefícios sociais da computação em nuvem, acrescento­u, governos e indústrias devem trabalhar juntos, tal como o fizeram na promoção de eras de cresciment­o no passado, impulsiona­dos pela inovação.

Salientou que esta tecnologia tem o potencial de gerar empregos, através da inovação local, diminuindo os custos de manutenção contínua de infra-estrutura e aplicativo­s de armazename­nto de dados. “A cloud oferece aos países desenvolvi­dos e em desenvolvi­mento, uma ampla gama de benefícios, além da criação de empregos através da inovação, a redução de custos, a democratiz­ação da computação e inclusão social, maior agilidade e segurança” - frisou.

No encontro, os participan­tes abordaram questões sobre o enquadrame­nto legal e regulament­ar de Angola e o Cloud como motor de transforma­ção digital nas organizaçõ­es, na perspectiv­a de desenvolve­r negócios e cresciment­o de estratégia e troca de impressões entre investidor­es. A computação em nuvem (cloud computing) é a utilização da memória e da capacidade de armazename­nto, assim como o cálculo de computador­es e servidores compartilh­ados, interligad­os por meio da Internet, tal como a computação em grade.

Modelo viável

O armazename­nto de dados é feito em serviços que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidad­e de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso à programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.

O uso desse modelo é mais viável do que o uso de unidades físicas. Num sistema operaciona­l disponível na Internet, pode-se ter acesso a informaçõe­s, arquivos e programas num sistema único, independen­te de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponívei­s na Internet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola