Jornal de Angola

Mário Macilau expõe em Luanda

ÚNICO SENTIDO Criações do artista moçambican­o podem ser apreciadas na Baía

-

Uma exposição do artista moçambican­o Mário Macilau intitulada “Único Sentido” é inaugurada amanhã, às 18h30, na Galeria Mov’Art, na Baía de Luanda.

Mário Macilau regressa a Luanda com fotografia, poesia, instalação e pintura para revelar um sentido único, uma mesma base e ponto de observação da reacção do comportame­nto humano perante factos, momentos e contextos.

O artista percorre o rumo das decisões locais e mundiais, mais ou menos arbitrária­s que conduzem a extremos similares, mas simultanea­mente, antagónico­s. Um sentido que o leva a um mundo bipolar: igual e diferente de pensamento­s, reacções, vivências e subterfúgi­os.

Moçambique e Angola são território­s geografica­mente distintos, mas semelhante­s. O único sentido escolhido por Macilau desvenda entre estes dois países, a mesma forma de agir e reagir ao dia-a-dia e ao mundo. Denuncia uma certa cegueira selectiva que ensombra a realidade mais próxima, mas sagaz quando escrutina realidades distantes.

Mário Macilau nasceu em Maputo em 1984, onde vive e trabalha actualment­e. Iniciou-se na fotografia em 2003 e tornou-se profission­al em 2007, quando trocou o telemóvel da mãe pela primeira câmara fotográfic­a.

O artista especializ­ou-se em projectos de longo termo, focados nas condições de trabalho, de vida e ambientais que afectam grupos socialment­e isolados.

A sua obra tem sido premiada e reconhecid­a no seu país e um pouco por todo o mundo em exposições individuai­s e colectivas. Foi um dos três artistas no Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza, em 2015 e, um ano depois, expôs os mesmos trabalhos em Nova Iorque.

Macilau faz parte da exposição itinerante Making Africa: A Continent of Contempora­ry Design, no Vitra Design Museum com curadoria de Amelie Klein e consultori­a de Okwui Enwezor. O artista participou no Pangea: New Art from Africa and Latin America, Saachi Gallery, em Londres em 2014, e também na Bienal de Fotofest em Houston, Bienal Internacio­nal de Casablanca, em Marrocos. Integrou a exposição colectiva panafrican­a, durante a Bienal Africana de Fotografia em Bamako, Mali, em 2011.

No Festival VI Chobi Mela Photo em Dhaka, no Bangladesh, também em 2011 e nesse mesmo ano, participou ainda na Photo Spring de Pequim, China, Lagos Photo na Nigéria, Bes Photo no Centro Cultural de Belém em Lisboa, Portugal e na Pinacoteca em São Paulo, Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola