Jornal de Angola

Antiga ginasta vende medalhas

-

Infelizmen­te são cada vez mais recorrente­s as histórias dramáticas como as de Olga Korbut. Aos 61 anos, a antiga ginasta da União Soviética devia estar a limpar o pó aos muitos troféus e medalhas que ganhou, mas ao invés tem de os vender. Caso contrário morre à fome.

Aquela que foi uma das estrelas dos Jogos Olímpicos de Munique (1972) e Montreal (1976) – seis medalhas, quatro delas de ouro – teve de se desfazer de alguns troféus no valor de 217 mil euros. “As medalhas salvaram Korbut da fome”, intitulava o “gazeta.ru”, um dos jornais russos com eco no estrangeir­o.

A empresa responsáve­l pelo leilão confirmou que Olga Korbut se desfez de grande parte do seu espólio desportivo, onde se incluem as seis medalhas olímpicas, bem como um troféu atribuído pela BBC e algumas revistas autografad­as.

Para além das medalhas conseguida­s – tem também em Mundiais e Europeus – fica ainda para a história o facto de ter sido a primeira ginasta a completar um salto mortal na barra.

Após o casamento com uma celebridad­e da música soviética, Leonid Bortkevich, o casal radicou-se nos EUA em 1991, onde Korbut ainda reside.

O desporto mundial regista vários casos de atletas que fizeram sucesso e acabaram falidos e na indigência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola