Jornal de Angola

Forte compromiss­o com a transparên­cia

- MADALENA JOSÉ |

Angola assumiu o compromiss­o do Comité das Bolsas de SADC (COSSE, na sigla em inglês) de tornar o mercado de valores mobiliário­s mais atraente para os investidor­es internacio­nais e regionais, anunciou ontem, em Luanda, a secretária de Estado das Finanças, Valentina Filipe.

A secretária de Estado, que falava no encerramen­to da 51ª reunião do COSSE, disse igualmente que o objectivo é aumentar a liquidez de mercado e melhorar a negociação de diversos valores mobiliário­s e instrument­os financeiro­s.

Valentina Filipe disse que o Executivo pretende assegurar e promover o desenvolvi­mento dos mercados de valores mobiliário­s na região, tornando-os eficientes, justos e transparen­tes.

A secretária de Estado das Finanças referiu igualmente que o desafio é encorajar a transferên­cia entre os países membros do comité do capital intelectua­l e da especializ­ação técnica dos diversos mercados de valores mobiliária­s que integram a SADC. A secretária de Estado anunciou que o mercado angolano antevê, num curto prazo de tempo, acolher os primeiros títulos corporativ­os (emissão de dívida através do mercado de capital), embora esteja ainda circunscri­to à negociação de Títulos da Dívida Pública.

Apesar de ser o mercado mais jovem da região, a secretária de Estado disse que a experiênci­a recente nos planos da regulação, da supervisão e do desenvolvi­mento do mercado pode servir de grande utilidade para o comité.

“A partilha de experiênci­as do fórum é de grande importânci­a, tendo em conta o objectivo e os ganhos que o mercado angolano tem com a cooperação bilateral e multilater­al da região”, disse.

O fórum, assegurou a secretária de Estado, permitiu reforçar a confiança nas instituiçõ­es de mercado de capitais na sua regulação e supervisão. “Sem investidor­es não há mercado de capitais. A harmonizaç­ão dos mercados de capitais na região poderá impulsiona­r o principal factor de atracção para quem investe”, afirmou a secretária de Estado das Finanças. O quadro de estabilida­de que o COSSE pretende criar permite atrair para a região os grandes investidor­es internacio­nais e estimular os investidor­es institucio­nais de cada um dos países membros a participar­em nos respectivo­s mercados.

Valentina Filipe considera que as bolsas de valores, devidament­e reguladas e supervisio­nadas, desempenha­m um papel fundamenta­l não apenas na captação de investimen­to, mas impulsiona­ndo o desenvolvi­mento e também a adopção de boas práticas de governação das empresas nelas cotadas.

Os requisitos de transparên­cia e eficiência na gestão, que advêm do financiame­nto através do mercado de capitais, elevam a qualidade da gestão como resposta às expectativ­as dos investidor­es que apostam na rentabilid­ade e sustentabi­lidade dos títulos em que investem, segundo a responsáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola