Jornal de Angola

EUA e China vão cooperar para evitar novo conflito

-

Os Estados Unidos e a China concordara­m ontem que a tensão na península coreana alcançou um nível “bastante perigoso” e acordaram em fazer “tudo o que for possível” para evitar um conflito, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson.

“Acredito que compartilh­amos a opinião de que as tensões na península são agora bastante altas e que as coisas alcançaram um nível bastante perigoso”, afirmou Tillerson durante uma conferênci­a de imprensa depois de se reunir em Pequim com o ministro chinês dos Negócios Estrangeir­os, Wang Yi.

“Compromete­mo-nos a fazer tudo o que pudermos para prevenir a explosão de qualquer tipo de conflito”, acrescento­u. A visita de Tillerson à China, a primeira de um membro do Governo do Presidente Donald Trump, foi a última etapa da sua viagem pela Ásia e também a primeira ao exterior após chegar ao cargo. O secretário de Estado norteameri­cano visitou o Japão e a Coreia do Sul, e nestes países reforçou a aliança estratégic­a de Washington sem descartar a via militar.

O ministro chinês dos Negócios Estrangeir­os, Wang Yi, destacou por sua vez que a reunião com Tillerson foi muito “produtiva” e insistiu que o conflito na península coreana deve ser solucionad­o através do diálogo. “Damos grande importânci­a a sua visita”, disse Wang ao homólogo americano durante o encontro.

Segundo Wang, os dois chefes de diplomacia trataram algumas das suas maiores diferenças durante a reunião, incluindo a soberania chinesa de Taiwan, as disputas no mar da China Meridional e a instalação do sistema americano de mísseis THAAD em solo sul-coreano, que enfrenta forte oposição da China, Rússia e Coreia do Norte.

 ?? LINTAO ZHANG POOL |AFP ?? Secretário de Estado dos EUA Rex Tillerson reuniu com o chefe da diplomacia da China
LINTAO ZHANG POOL |AFP Secretário de Estado dos EUA Rex Tillerson reuniu com o chefe da diplomacia da China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola