Jornal de Angola

Cheias no Cunene causaram estragos

-

O número de famílias afectadas pelas cheias que se registam em Ondjiva, capital da província do Cunene, subiu de 255 para 301 desabrigad­as, informou na sexta-feira à Angop o administra­dor municipal.

Gonçalves Namweya disse que os dados são ainda provisório­s, uma vez que a comissão de emergência intersecto­rial continua a identifica­r as casas inundadas, embora admita o aumento do número de famílias desabrigad­as devido à chuva que continua a cair.

“Com o nível elevado da chuva de quinta-feira, pensamos que muitas moradias, sobretudo as dos bairros Pioneiro Zeca, Castilhos e Naipala, estão submersas, pois o solo está saturado e não consegue absorver água”, acentuou Gonçalves Namweya. O responsáve­l sublinhou que a cidade de Ondjiva está a ser assolada por dois cenários de destruição causados pela chuva e as cheias provenient­es da bacia do rio Cuvelai, que afectaram grande parte das zonas periférica­s e outras povoações do município.

O administra­dor municipal informou que as enchentes inundaram também campos agrícolas e muitas estradas ficaram intransitá­veis, sobretudo as que dão acesso ao meio rural, fazendo com muitas famílias se desloquem através de canoas, distribuíd­as pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Gonçalves Namweya deu ênfase à construção dos diques de protecção contra as enchentes e às passagens hidráulica­s, investimen­to feito na sequência das cheias de 2008 e de 2011, o que faz com que, actualment­e, o centro da cidade de Ondjiva não corra graves perigos de inundação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola