Jornal de Angola

Militares defrontam Vainquer

TAÇA DAS TAÇAS DE ANDEBOL Equipa do 1º de Agosto conhece adversário da estreia

-

A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto defronta as congolesas democratas do HC Vainquer, às 12h00 do próximo dia 14 de Abril, no pavilhão El Haouda, no complement­o da primeira jornada da 33ª edição da Taça de África dos Vencedores das Taças, que vai decorrer na cidade marroquina de Agadir.

O segundo jogo das militares acontece no dia 16, à mesma hora, diante das nigerianas do Kada Queens. A 17 de Abril a prova regista a primeira pausa geral. Segundo determinou o sorteio realizado ontem de manhã, em Agadir, as campeãs nacionais e africanas são cabeças da Série B da competição, a par do FAP dos Camarões, Kada Queens da Nigéria e HC Vainquer da RDC.

Únicas representa­ntes de Angola na prova, as comandadas de Morten Soubak são claramente favoritas à conquista do primeiro lugar do grupo, classifica­ção que permite defrontar uma oponente teoricamen­te mais acessível, nos quartosde-final. As camaronesa­s do FAP poderão causar alguma preocupaçã­o ao combinado do RI-20, sobretudo pelo excesso de contacto físico, que caracteriz­a o seu jogo.

Mesmo assim, a qualidade técnica das angolanas, tanto na defesa como no ataque, deixa antever uma primeira fase tranquila. O contraataq­ue militar deve ser suficiente para conseguir vitórias folgadas ante as nigerianas do Kada Queens e as congolesas do HC Vainquer.

Para a mesma prova, que se disputa entre 13 e 22 de Abril, o TKC dos Camarões encabeça a Série A, onde estão ainda agrupadas as formações do CARA do Congo Brazzavill­e, THBC do Madagáscar e Al Nouacer do Marrocos.

Antes de começarem a competir na Taça das Taças, as campeãs africanas entram em cena, dia 12 de Abril, para disputar a Supertaça Babacar Fall, diante do Tonere Kalara Club (TKC) dos Camarões. Equipa do lendário futebolist­a camaronês Roger Milla, o TKC é principal favorito ao primeiro lugar na outra série preliminar.

Doze equipas vão competir em masculinos, com destaque para o Al Ahly do Egipto, principal favorito à conquista do título e cabeça da Série B, a par do Raja de Agadir (Marrocos), Minuh (Camarões), JSK (RDC), Patronage (Congo Brazzavill­e) e Niger United (Nigéria). Os tunisinos do AS Hammamet que encabeçam o grupo preliminar A, podem ser os mais sérios concorrent­es dos egípcios, na luta pelo primeiro lugar da prova. Widad Smara do Marrocos, FAP dos Camarões, Phoenix do Gabão, Red Star da Costa do Marfim e Kano Pilars da Nigéria. África Sports de Abidjan e Petro de Luanda, com nove e sete títulos, respectiva­mente, são os clubes que mais vezes venceram a Taça das Taças, em femininos. Actuais detentoras da Taça de Angola, as petrolífer­as dominaram a prova desde 2008 até 2015, ano em que participar­am pela última vez.

Em masculinos, o MCA da Argélia com oito títulos, encabeça a lista de equipas com mais troféus, seguido do Club Africain da Tunísia com cinco e do Zamalek do Egipto, quatro. O cartaz completo do primeiro dia da competição é o seguinte: Cara do Congo-THBC do Madagáscar e FAP dos Camarões-Kada Queens da Nigéria (Femininos). FAP-Red Star (Costa do Marfim), Raja de Agadir (Marrocos)-Niger United (Nigéria), Minuh (Camarões)-Patronage (Congo), Widad Smara (Marrocos)-Kano Pilars (Nigéria) e Al Ahly-JSK (RDC).

 ?? PAULO MULAZAL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores do Eixo Viário voltam a falhar a disputa da competição continenta­l de clubes
PAULO MULAZAL|EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores do Eixo Viário voltam a falhar a disputa da competição continenta­l de clubes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola