Jornal de Angola

Processo de registo eleitoral atinge zonas de difícil acesso

- WEZA PASCOAL|

O processo de registo eleitoral no Cuando Cubango tornou-se mais célere com o apoio de quatro helicópter­os, dois das Forças Armadas Angolanas e igual número da Polícia Nacional, informou ontem o director provincial dos Registos, José Martins.

De acordo com o director, até ao momento mais de 142 mil cidadãos já foram registados e actualizar­am os seus dados eleitorais durante a primeira e a segunda fase do registo eleitoral.

O processo tem duas vertentes, sendo que a primeira consiste em colocar os brigadista­s no terreno para a recolha de dados e a segunda fazer a actualizaç­ão e a entrega da segunda via do cartão por se ter extraviado ou estar danificado.

As condições técnicas, de transporte e de logística estão assegurada­s, garantiu, acrescenta­ndo que os brigadista­s que actuam no interior dos municípios farão a entrega dos cartões aos titulares com a ajuda de helicópter­os.

José Martins anunciou a conclusão do processo de registo eleitoral na localidade do Vintawa, município do Rivungo, com a entrega dos cartões a todos os cidadãos em idade eleitoral.

Na referida localidade, que dista cerca de 70 quilómetro­s da Jamba, foram registados dezenas de cidadãos que estão prontos para votar nas eleições gerais. Neste momento está a decorrer o processo de desdobrame­nto dos brigadista­s com meios aéreos em 19 localidade­s para a recolha de dados e atribuição dos cartões eleitorais, faltando apenas atingir duas zonas da comuna do Luiana, na província do Cuando Cubango, que totalizam 21 localidade­s de difícil acesso.

O trabalho dos agentes de educação cívica está em curso, destacou José Martins. “Contamos igualmente com o apoio da sociedade civil e, fruto disto, nos últimos dias tem-se registado uma grande movimentaç­ão da população nos pontos de registo, tendo em conta que o processo termina já no próximo dia 31 de Março”, disse.

 ?? NICOLAU VASCO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Brigadista­s formados facilitam a campanha
NICOLAU VASCO|EDIÇÕES NOVEMBRO Brigadista­s formados facilitam a campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola