Jornal de Angola

Autores de banda desenhada e cartoonist­as

-

Esta série de autores de banda desenhada e cartoonist­as começa com o brasileiro Maurício de Souza. Filho de Antônio Maurício de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa), Maurício de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustraçõe­s para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Procurou emprego em São Paulo, como desenhador, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial no jornal “Folha da Manhã”. Passou cinco anos a escrever esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceites pelos leitores.

Maurício de Sousa começou a desenhar histórias em quadradinh­os em 18 de Julho de 1959, quando uma história do Bidu, a sua primeira personagem, foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadradinh­os com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagen­s conhecidos da era Mônica.

Actualment­e, Bidu, que é o animal de estimação de Franjinha, participa tanto com o seu dono como em histórias em que é o astro principal, dialogando com outros cães e até com pedras(!). Bidu é o símbolo da empresa do desenhador, a Maurício de Sousa Produções. Na revistas Lostinho-Perdidinho­s nos Quadrinhos e no primeiro número da revista Saiba Mais, no entanto, é revelado que a primeira criação de Maurício de Sousa foi um personagem superherói chamado Capitão Picolé.

Em 1963, Maurício de Sousa cria com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. A sua personagem Mônica foi criada nesse ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil do jornal “O Estado de S. Paulo”, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.

Maurício de Sousa montou uma grande equipa de desenhador­es e argumentis­tas, o que lhe permitiu, depois de algum tempo, desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola