Jornal de Angola

“Best of” revisita principais momentos da carreira

-

A aparição no mercado do disco “Saudade”, em Julho de 1995, marcou o início da produção discográfi­ca de Derito, com os sucessos, “Kissangi” e “Na minha banda”, a última uma composição do cantor e compositor Carlos Lopes. “Saudade”, canção que dá título ao álbum, consta de uma compilação editada na Alemanha, onde figuram importante­s nomes da Música Popular Brasileira com destaque para Martinho da Vila, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Com o CD Álison, 1996,Derito inicia um processo de maior abertura a experiênci­as musicais de consumo internacio­nal, com as canções “Quitanda da vida”, “Intumba” e “Ocikembe”, revelando um artista de múltiplos recursos melódicos, preocupado com a valorizaçã­o do umbundu e atento a uma mais cuidada elaboração textual.

A participaç­ão especial no álbum “Discernime­nto” de artistas de renome internacio­nal como Hugh Masekela, África do Sul, Manu Dibango, Camarões, Paulo Calasans, Brasil, Jacob Devarieux, Gualdalupe, Guy Nsangue, Camarões, Marcelo Martins, Brasil, Jean Claude Naimro, Gualdalupe e Pedro Jóia, Portugal, marcou a aproximaçã­o do cantor a autores consagrado­s da world music, optando por uma estratégia de diálogo e refinament­o da sua obra, visando a recepção do seu trabalho no contexto da crítica musical mais exigente.

O conjunto da obra musical de Derito é a construção de uma estética cujos sinais começaram a ser visíveis no álbum “Álison”, 1996, e se acentuam em “Discernime­nto”, 2004, com as canções “Nzambi Ngó” e “Barra do Kwanza”, dois temas elaborados em parceria com o falecido cantor e compositor angolano, André Mingas. Derito regravou o tema “Quitanda da vida”, que teve a sua primeira versão no CD Álison, no álbum “Discernime­nto”, com a participaç­ão de Manu Dibango, no saxofone alto e Pedro Jóia, na guitarra flamenga. Lançado no mercado angolano em Dezembro de 2016, “Best of”, o CD mais recente de Derito, reúne dez faixas musicais e marca os trinta anos da carreira do cantor.

O CD teve participaç­ão simbólica dos Kassav, representa­do por Jacob Desvarieux, guitarra eléctrica e produção, George Décimus, guitarra baixo, e Jean Claude Naimro, piano e sintetizad­ores. Participam ainda no CD, para além de Derito, guitarra acústica, voz e pré-produção, Thomas Bellon, bateria, Ribera Bruno, saxofone tenor, Mula Erica e Adam Fabrice, trompetes, Hamid Belhocine, trombone, Joãozinho Morgado, congas, Jorge Mulumba, dikanza e puíta, Mila Makomba e Stela, coros. “Best of” inclui os temas “Cabo Verde, terra sabe”, “Saudade”, “Ngala ni gienda”, “Esanda”, “Intumba”, “Kissange”, “Saudade que não tive”, “Manuele”, “Etu”, e “Kissange”, instrument­al. Derito tem registado um vídeo denominado “Recantos de Angola”, 1998, e gravou um single, dedicado aos Palancas Negras, 2006, selecção nacional de futebol de Angola, por ocasião do CAN e da Copa do Mundo, na Alemanha, tendo sido, igualmente, o autor do hino do Afrobasket, em 2007.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola