Jornal de Angola

Mali suspenso por ingerência

-

A Federação Internacio­nal de Futebol (FIFA) suspendeu a Federação Maliana das actividade­s ligadas à modalidade, devido à ingerência do governo maliano, soube-se de fonte desportiva local.

A suspensão começou a vigorar na última sexta-feira, indica um comunicado recebido em Bamako. A FIFA anunciou que a Federação Maliana de Futebol (FEMAFOOT) foi suspensa de todas as competiçõe­s até nova ordem, acrescenta­ndo que esta decisão foi motivada por medidas tomadas por Housseini Amion Guind, ministro dos Desportos do Mali.

O comunicado referia-se à dissolução por Housseini Guind do Comité Executivo da Federação, a 8 de Março, e à nomeação de uma comissão interina destinada a dirigir a Federação até que um novo executivo seja eleito.

A FIFA advertiu a Federação maliana que esta decisão deveria ser retirada imediatame­nte, pois não deve haver um terceiro organismo na gestão dos assuntos da FEMAFOOT.

A entidade reguladora do futebol mundial sublinhou que esta suspensão vai ser levantada uma vez anuladas as decisões do ministro. Depois da suspensão, nenhuma equipa do Mali, seja ela um clube ou equipa nacional, pode participar em competiçõe­s internacio­nais até que a interdição seja levantada.

O organismo que rege o futebol a nível mundial foi sempre implacável para com os países cujas federações são alvo de ingerência do poder político. A Nigéria é um dos exemplos em África de Estado ameaçado pela FIFA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola