Efi­ci­ên­cia na exe­cu­ção do OGE

De­pu­ta­dos apro­va­ram na es­pe­ci­a­li­da­de re­la­tó­rio de ba­lan­ço do OGE

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁ­CIO |

Os de­pu­ta­dos re­co­men­da­ram on­tem ao Exe­cu­ti­vo a to­ma­da de me­di­das mais ade­qua­das pa­ra o au­men­to da efi­ci­ên­cia na exe­cu­ção dos in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos, de mo­do a ga­ran­tir a con­clu­são dos pro­jec­tos em tem­po útil e com a qua­li­da­de ne­ces­sá­ria. Os parlamentares, que apro­va­ram on­tem na es­pe­ci­a­li­da­de o re­la­tó­rio de ba­lan­ço da exe­cu­ção do Or­ça­men­to Geral do Es­ta­do (OGE) 2016 re­fe­ren­te ao ter­cei­ro tri­mes­tre, pe­dem também que o Exe­cu­ti­vo con­ti­nue a me­lho­rar o de­sem­pe­nho da des­pe­sa, prin­ci­pal­men­te a dos sec­to­res so­ci­al e eco­nó­mi­co. A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra as Fi­nan­ças, Va­len­ti­na Filipe, que apre­sen­tou o re­la­tó­rio de ba­lan­ço da exe­cu­ção do Or­ça­men­to Geral do Es­ta­do 2016 re­la­ti­vo ao ter­cei­ro tri­mes­tre, disse que no pe­río­do em aná­li­se o país re­gis­tou uma ex­por­ta­ção de 172 mi­lhões de bar­ris de pe­tró­leo, com uma ta­xa mé­dia de pre­ço de 44,48 dó­la­res. Ain­da on­tem, os de­pu­ta­dos apro­va­ram vá­ri­os di­plo­mas na es­pe­ci­a­li­da­de que vão à apro­va­ção fi­nal glo­bal no pró­xi­mo dia 23, co­mo é o ca­so do do­cu­men­to li­ga­do à Co­mis­são Afri­ca­na da Avi­a­ção Ci­vil.

Os de­pu­ta­dos re­co­men­da­ram on­tem ao Exe­cu­ti­vo a to­ma­da de me­di­das mais ade­qua­das pa­ra o au­men­to da efi­ci­ên­cia na exe­cu­ção dos in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos, de mo­do a ga­ran­tir a con­clu­são dos mes­mos em tem­po útil e com qua­li­da­de.

Os parlamentares, que apro­va­ram na es­pe­ci­a­li­da­de o re­la­tó­rio de ba­lan­ço da exe­cu­ção do Or­ça­men­to Geral do Es­ta­do 2016 re­fe­ren­te ao ter­cei­ro tri­mes­tre, pe­dem também que o Exe­cu­ti­vo con­ti­nue a me­lho­rar o de­sem­pe­nho da des­pe­sa, prin­ci­pal­men­te as dos sec­to­res so­ci­al e eco­nó­mi­co. As des­pe­sas de in­ves­ti­men­to, com uma exe­cu­ção de 16 por cen­to, per­mi­ti­ram o cum­pri­men­to das ac­ções em cons­tru­ções e mon­ta­gem de vá­ri­os pro­jec­tos, prin­ci­pal­men­te no sec­tor da ener­gia e águas.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra as Fi­nan­ças, Va­len­ti­na Filipe, que apre­sen­tou o re­la­tó­rio de ba­lan­ço da exe­cu­ção do Or­ça­men­to Geral do Es­ta­do 2016 re­la­ti­vo ao ter­cei­ro tri­mes­tre, disse que no pe­río­do em aná­li­se o país re­gis­tou uma ex­por­ta­ção de 172 mi­lhões de bar­ris de pe­tró­leo, com uma ta­xa mé­dia de pre­ço de 44,48 dó­la­res.

Va­len­ti­na Filipe des­ta­cou o ele­va­do grau de exe­cu­ção da des­pe­sa do sec­tor so­ci­al e dos as­sun­tos eco­nó­mi­cos, re­sul­ta­do de um sig­ni­fi­ca­ti­vo nível de ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas que per­mi­tiu a exe­cu­ção de pro­jec­tos pen­den­tes dos tri­mes­tres an­te­ri­o­res.

De acor­do com o re­la­tó­rio, ape­sar da re­vi­são em bai­xa das es­ti­ma­ti­vas de cres­ci­men­to da ac­ti­vi­da­de eco­nó­mi­ca, des­ta­cam-se os sec­to­res da agri­cul­tu­ra e da cons­tru­ção que re­gis­ta­ram um li­gei­ro cres­ci­men­to, ao pas­sa­rem de 4,6 por cen­to e 3,1 por cen­to pa­ra 6,7 por cen­to e 3,2 por cen­to.

Ain­da on­tem, os de­pu­ta­dos apro­va­ram vá­ri­os di­plo­mas na es­pe­ci­a­li­da­de que vão à apro­va­ção fi­nal glo­bal no pró­xi­mo dia 23, com des­ta­que pa­ra o pro­jec­to de re­so­lu­ção que apro­va pa­ra ra­ti­fi­ca­ção a cons­ti­tui­ção da Co­mis­são Afri­ca­na da Avi­a­ção Ci­vil.

O pro­jec­to de re­so­lu­ção apre­sen­ta­do aos de­pu­ta­dos pe­la se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Co­o­pe­ra­ção, Ân­ge­la Bra­gan­ça, vai per­mi­tir o re­for­ço e co­or­de­na­ção da co­o­pe­ra­ção em ques­tões da avi­a­ção ci­vil em África, em co­la­bo­ra­ção com a Or­ga­ni­za­ção de Avi­a­ção Ci­vil e de­mais or­ga­ni­za­ções. A se­cre­tá­ria de ES­ta­do pa­ra a Co­o­pe­ra­ção ga­ran­tiu que o di­plo­ma vai também pro­mo­ver o en­ten­di­men­to so­bre ques­tões de po­lí­ti­ca en­tre os Estados mem­bros e ter­cei­ros, bem co­mo as­se­gu­rar a im­ple­men­ta­ção efec­ti­va da de­ci­são de Ya­mous­sou­kro, por via da su­per­vi­são e gestão da in­dús­tria afri­ca­na do trans­por­te aé­reo li­be­ra­li­za­do.

Os parlamentares apro­va­ram também o pro­jec­to de Lei de Al­te­ra­ção à Lei do Or­ça­men­to Geral do Es­ta­do, a pro­pos­ta de Lei das Mi­cro, Pe­que­nas e Mé­di­as Em­pre­sas e a Lei Or­gâ­ni­ca que apro­va o re­gi­men­to in­ter­no da As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

ANGOP

Parlamentares pe­dem ao Exe­cu­ti­vo que con­ti­nue a me­lho­rar o de­sem­pe­nho da des­pe­sa prin­ci­pal­men­te a dos sec­to­res eco­nó­mi­co e so­ci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.