Fá­bri­ca de su­mos fi­ca em Tom­bo­co

Jornal de Angola - - PARTADA -

A pro­vín­cia do Zai­re vai pas­sar a pro­du­zir su­mos, com a ins­ta­la­ção de uma fá­bri­ca na zo­na in­dus­tri­al de Tom­bo­co, ca­paz de trans­for­mar as fru­tas pro­du­zi­das na re­gião, es­sen­ci­al­men­te la­ran­ja, tan­ge­ri­na e ana­nás. O pro­jec­to de Tom­bo­co pre­vê ain­da a cons­tru­ção de uma fá­bri­ca de ra­ção ani­mal e ou­tra de fa­ri­nha de man­di­o­ca.

A pro­vín­cia do Zai­re vai pas­sar a pro­du­zir su­mos, nos pró­xi­mos tem­pos, com a ins­ta­la­ção de uma fá­bri­ca es­pe­ci­a­li­za­da na zo­na in­dus­tri­al de Tom­bo­co, ca­paz de trans­for­mar as fru­tas pro­du­zi­das na re­gião, es­sen­ci­al­men­te la­ran­ja, tan­ge­ri­na e ana­nás, disse on­tem o res­pon­sá­vel dos pó­los in­dus­tri­ais do Zai­re.

Pedro Ka­ten­di ex­pli­cou que o pro­jec­to de Tom­bo­co pre­vê ain­da a cons­tru­ção de uma fá­bri­ca de ra­ção ani­mal e ou­tra de trans­for­ma­ção da man­di­o­ca em fa­ri­nha, as­sim co­mo uma ofi­ci­na au­to­mó­vel e ou­tros ser­vi­ços de apoio. O pó­lo deve aco­lher também três pla­ta­for­mas lo­gís­ti­cas.

No fi­nal de uma vi­si­ta ao lo­cal, o go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Zai­re, Jo­sé Jo­a­nes An­dré, des­ta­cou a im­por­tân­cia do par­que in­dus­tri­al a ser mon­ta­do no mu­ni­cí­pio do Tom­bo­co, pe­lo seu contributo na di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia na­ci­o­nal e na cri­a­ção de pos­tos de tra­ba­lho aos ci­da­dãos. O par­que in­dus­tri­al de Tom­bo­co co­me­çou a ser im­plan­ta­do em Ja­nei­ro des­te ano, nu­ma área de 12 hec­ta­res. Jo­sé Jo­a­nes An­dré re­a­fir­mou o seu ape­lo aos em­pre­sá­ri­os, pa­ra que in­vis­tam o seu ca­pi­tal nos di­fe­ren­tes pó­los in­dus­tri­ais a se­rem cri­a­dos na pro­vín­cia, apro­vei­tan­do as inú­me­ras po­ten­ci­a­li­da­des dis­po­ní­veis.

O go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Zai­re ga­ran­tiu que nu­ma pri­mei­ra fa­se o par­que in­dus­tri­al vai ser ser­vi­do por ge­ra­do­res de ener­gia eléc­tri­ca, si­tu­a­ção que deve ser con­tor­na­da, em pou­co tem­po, com a che­ga­da da ener­gia da cen­tral do Ci­clo Com­bi­na­do do Soyo.

A mes­ma pers­pec­ti­va foi avan­ça­da em re­la­ção ao abas­te­ci­men­to da água po­tá­vel ao pó­lo in­dus­tri­al, que deve be­ne­fi­ci­ar de 100 me­tros cú­bi­cos de água. Sem avan­çar números, o go­ver­na­dor pro­vin­ci­al as­se­gu­rou que es­te pro­gra­ma do Exe­cu­ti­vo an­go­la­no, que abran­ge a to­ta­li­da­de dos seis mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia, vai con­cor­rer pa­ra a cri­a­ção de mui­tos pos­tos de tra­ba­lho pa­ra a po­pu­la­ção lo­cal.

EDU­AR­DO PEDRO|EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Ex­ce­den­te fru­tí­co­la do Zai­re pas­sa a ser trans­for­ma­do no par­que in­dus­tri­al de Tom­bo­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.