Li­nha de cré­di­to pa­ra jo­vens já che­gou ao Pla­nal­to Cen­tral

Jornal de Angola - - PARTADA - MÁRIO CLEMENTE

A li­nha de cré­di­to de apoio ao em­pre­en­de­dor jo­vem, de­no­mi­na­do “Projovem”, vai fi­nan­ci­ar os em­pre­en­de­do­res do Huambo, que pre­ten­dam en­trar pa­ra o mun­do dos ne­gó­ci­os, disse on­tem o di­rec­tor pro­vin­ci­al do Ins­ti­tu­to de Apoio as Pe­que­nas Em­pre­sas (INAPEM).

Do­min­gos Lo­pes disse que o “Projovem” é uma ini­ci­a­ti­va do Exe­cu­ti­vo que co­me­çou lo­cal­men­te es­te mês, e vi­sa fi­nan­ci­ar os em­pre­en­de­do­res jo­vens que quei­ram abrir ne­gó­ci­os. O pro­gra­ma abran­ge to­dos jo­vens an­go­la­nos dos 18 aos 40 anos, com ex­pe­ri­ên­cia ou com for­ma­ção pro­fis­si­o­nal no do­mí­nio do ne­gó­cio, que pre­ten­dam em­pre­en­der, ter co­nhe­ci­men­tos de gestão so­bre mi­cro, pe­que­na ou mé­dia em­pre­sa, cons­ti­tuí­da e cer­ti­fi­ca­da pe­lo INAPEM , com os im­pos­tos em dia e com do­cu­men­tos em or­dem. O ade­ren­te ao pro­gra­ma também não po­de ter um cré­di­to mal­pa­ra­do no sis­te­ma ban­cá­rio.

Além de fi­nan­ci­ar pro­jec­tos, o “Projovem” cria me­ca­nis­mos pa­ra que os be­ne­fi­ciá­ri­os pos­sam de­di­car­se ao em­pre­en­de­do­ris­mo. O res­pon­sá­vel ape­lou aos em­pre­en­de­do­res da pro­vín­cia, a fre­quen­ta­rem os cur­sos pro­pos­tos, pa­ra me­lhor do­mi­na­rem a gestão de em­pre­en­di­men­tos. Do­min­gos Lo­pes disse que o va­lor da li­nha de fi­nan­ci­a­men­to “Projovem” na pro­vín­cia vai de 100 mil kwan­zas a 40 mi­lhões, es­sen­ci­al­men­te pa­ra as áre­as da agri­cul­tu­ra, pe­cuá­ria, pes­cas, tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção, co­mu­ni­ca­ção e ino­va­ção, em­pre­en­de­do­ris­mo cul­tu­ral, in­dús­tria, co­mér­cio e pres­ta­ção de ser­vi­ços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.