Jo­vens no lo­cal da Ba­ta­lha

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Cer­ca de 100 jo­vens mo­bi­li­za­dos pe­la JMPLA des­lo­cam-se ao lo­cal da Ba­ta­lha do Cuito Cuanavale pa­ra uma vi­si­ta gui­a­da que lhes vai per­mi­tir ter uma no­ção re­al da­que­la que foi a mai­or ba­ta­lha tra­va­da a sul do Saha­ra de­pois da Se­gun­da Gu­er­ra Mun­di­al.

Se­gun­do fon­te da or­ga­ni­za­ção ju­ve­nil do par­ti­do no po­der, a vi­si­ta en­qua­dra-se nas co­me­mo­ra­ções do 24.º ani­ver­sá­rio da cé­le­bre ba­ta­lha, que se as­si­na­la nes­ta quin­ta-fei­ra, dia 23. A mes­ma vi­sa le­var os jo­vens a co­nhe­cer os prin­ci­pais pro­ta­go­nis­tas da ba­ta­lha e, so­bre­tu­do, o seu impacto na In­de­pen­dên­cia da Na­mí­bia, na abo­li­ção do Apartheid na África do Sul, na es­ta­bi­li­da­de e paz da Re­gião da África Aus­tral.

Nes­ta ini­ci­a­ti­va da JMPLA que se ins­cre­ve no âm­bi­to do seu pro­gra­ma de exal­ta­ção e afir­ma­ção do pa­tri­o­tis­mo, a de­le­ga­ção que se des­lo­ca ao Tri­ân­gu­lo do Tum­po, a Les­te do rio Cuito, lo­cal da Ba­ta­lha, é in­te­gra­da por es­tu­dan­tes, pro­fes­so­res, lí­de­res de as­so­ci­a­ções e de ór­gãos re­li­gi­o­sos, tra­ba­lha­do­res e in­ves­ti­ga­do­res.

Ama­nhã, ain­da no âm­bi­to das co­me­mo­ra­ções da Ba­ta­lha do Cuito Cuanavale, a JMPLA pro­mo­ve também uma pa­les­tra so­bre o mes­mo te­ma (Ba­ta­lha do Cuito Cuanavale), no an­fi­te­a­tro do Mau­so­léu Agos­ti­nho Ne­to.

A Ba­ta­lha do Cuito Cuanavale tra­du­ziu-se nu­ma vitória cla­ra das en­tão FAPLA, sob o comando su­pe­ri­or do Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, con­tra o exér­ci­to ra­cis­ta sul-afri­ca­no e os seus ali­a­dos. A vitória per­mi­tiu que se co­me­mo­ras­se ho­je, dia 21 de Mar­ço, a In­de­pen­dên­cia da Na­mí­bia pro­cla­ma­da por Sam Nu­jo­ma, pri­mei­ro Pre­si­den­te da­que­le país vi­zi­nho de An­go­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.