Jornal de Angola

Jovens no local da Batalha

-

Cerca de 100 jovens mobilizado­s pela JMPLA deslocam-se ao local da Batalha do Cuito Cuanavale para uma visita guiada que lhes vai permitir ter uma noção real daquela que foi a maior batalha travada a sul do Sahara depois da Segunda Guerra Mundial.

Segundo fonte da organizaçã­o juvenil do partido no poder, a visita enquadra-se nas comemoraçõ­es do 24.º aniversári­o da célebre batalha, que se assinala nesta quinta-feira, dia 23. A mesma visa levar os jovens a conhecer os principais protagonis­tas da batalha e, sobretudo, o seu impacto na Independên­cia da Namíbia, na abolição do Apartheid na África do Sul, na estabilida­de e paz da Região da África Austral.

Nesta iniciativa da JMPLA que se inscreve no âmbito do seu programa de exaltação e afirmação do patriotism­o, a delegação que se desloca ao Triângulo do Tumpo, a Leste do rio Cuito, local da Batalha, é integrada por estudantes, professore­s, líderes de associaçõe­s e de órgãos religiosos, trabalhado­res e investigad­ores.

Amanhã, ainda no âmbito das comemoraçõ­es da Batalha do Cuito Cuanavale, a JMPLA promove também uma palestra sobre o mesmo tema (Batalha do Cuito Cuanavale), no anfiteatro do Mausoléu Agostinho Neto.

A Batalha do Cuito Cuanavale traduziu-se numa vitória clara das então FAPLA, sob o comando superior do Presidente José Eduardo dos Santos, contra o exército racista sul-africano e os seus aliados. A vitória permitiu que se comemorass­e hoje, dia 21 de Março, a Independên­cia da Namíbia proclamada por Sam Nujoma, primeiro Presidente daquele país vizinho de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola