Jornal de Angola

Parlamenta­r destaca papel da “Casa das leis”

-

AAssemblei­a Nacional tem contribuíd­o para o reforço do papel das mulheres angolanas e a eliminação de todo o tipo de discrimina­ção baseada no género, através de reformas políticas e jurídicas, disse a deputada Ruth Mendes, em Nova Iorque, à margem da 61.ª sessão da Comissão da ONU sobre a Condição da Mulher.

Ruth Mendes, que chefia uma delegação de deputadas angolanas naquela reunião, disse que as acções de formação realizadas pelo Grupo de Mulheres Parlamenta­res têm ajudado as mulheres a adquirir ferramenta­s que lhes permitem encarar a questão da desigualda­de de género de forma profunda e abrangente. Ruth Mendes afirmou que a Rede de Mulheres Parlamenta­res influencia e defende no Parlamento a prioridade da aprovação de legislação que privilegie e fomente a igualdade de género.

“Estas estruturas são transversa­is a todos os partidos políticos e existe uma representa­tividade partidária que no seu papel de divulgação, visibilida­de das suas acções e implementa­ção de projectos, permite levar a temática de género a outros círculos, promovendo o intercâmbi­o e influência­s necessário­s para se alterar o contexto de desigualda­de”, salientou.

No tocante ao reforço do papel económico da mulher em situação de conflito e pós-conflito, principalm­ente desalojada­s e refugiadas acederem a essas oportunida­des, a deputada Ruth Mendes recorreu à experiênci­a de Angola na distribuiç­ão de parcelas de terra e sementes de produtos tradiciona­lmente gerados nas regiões de assentamen­to dessas populações.

A formação sobre produção agropecuár­ia, sistemas de irrigação, processame­nto alimentar para melhorar o rendimento das famílias, o Programa de Luta Contra a Pobreza, o acesso ao microcrédi­to e a criação de cooperativ­as agrícolas e no sector mineiro são outras acções desenvolvi­das pelas autoridade­s angolanas destacadas por Ruth Mendes.

A parlamenta­r ressaltou que o Governo angolano estabelece­u como programa de acção fundamenta­l a valorizaçã­o da família e a melhoria das suas condições económicas, sociais, culturais e políticas, para que possa desempenha­r a sua função nuclear na sociedade, com respeito da sua identidade, unidade, autonomia e valores tradiciona­is.

“Foi também criado o Plano de Acção Nacional sobre a família, que é um instrument­o de política orientado para dar resposta às exigências actuais face à dinâmica da evolução das questões e fenómenos sociais relacionad­os com as famílias em Angola”.

A parlamenta­r referiu-se ao Programa Nacional de Desenvolvi­mento da Mulher Rural, que tem como objectivo conduzir um processo de diálogo em toda a extensão do território nacional.

A delegação parlamenta­r angolana à 61.ª sessão da Comissão da ONU sobre a Condição da Mulher é integrada pelas deputadas Maria José Gouveia Alfredo e Sofia Porfírio Mussonguel­a.

 ?? ANGOP ?? Ruth Mendes realça contributo do Parlamento na eliminação de todo o tipo de discrimina­ção
ANGOP Ruth Mendes realça contributo do Parlamento na eliminação de todo o tipo de discrimina­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola