Jornal de Angola

Juiz presidente quer tribunal no Cuango

-

O juiz presidente do Tribunal Provincial da Lunda Norte, Pinheiro de Castro Capitango, defendeu, no Dundo, a abertura de uma instância judicial no município do Cuango para atender à demanda das seis circunscri­ções na região sul da província, no âmbito do programa de julgamento­s de proximidad­e.

O magistrado, que falava à imprensa no sábado no final da 1ª sessão ordinária do governo provincial, orientada pelo governador Ernesto Muangala, disse que a iniciativa atenuaria os custos em logística, transporte e acomodação para a mobilidade dos sete magistrado­s ao encontro dos ofendidos em dez municípios, uma vez que apenas existe um tribunal na cidade do Dundo, capital da província.

“Tem sido possível julgar em média dois processos-crime por cada deslocação ao município e mais de 20 julgamento­s sumários no geral”, indicou. Pinheiro de Castro disse que a falta de tribunais leva a que a maioria dos delitos nestas localidade­s seja tratada ao nível do Ministério Público e da Polícia Nacional.

Os assaltos e roubos qualificad­os têm maior relevância essencialm­ente no município do Lucapa, enquanto os homicídios voluntário­s incidem mais nas zonas de garimpo.

O magistrado apontou dificuldad­es para dar solução à questão dos subsídios para familiares de funcionári­os e trabalhado­res falecidos não inscritos no Sistema de Segurança Social (INSS) em algumas regiões, facto para o qual apelou a uma maior atenção das entidades de inspecção e fiscalizaç­ão do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola