Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- SUZANA ALEXANDRE| LUCAS ANTÓNIO| ARMÉNIO SILVA | OLIVEIRA JOÃO |

Angolano na CAF

Tomei conhecimen­to, com muita satisfação, da eleição de um angolano, Rui Campos, para membro do Comité Executivo da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF). Todos os angolanos devem sentir-se orgulhosos de terem um compatriot­a naquele importante órgão da CAF, onde Rui Campos pode exercer muita influência para que muitas coisas mudem no futebol africano.

Como angolana , desejo que Rui Campos tenha muitos êxitos nesta sua missão na maior organizaçã­o desportiva africana. Que Rui Campos se faça rodear de bons quadros angolanos que o possam ajudar a desenvolve­r a sua actividade em prol do progresso do futebol africano.

Temos de passar a acreditar que há angolanos em vários sectores que podem integrar organizaçõ­es internacio­nais . É preciso que se aposte nos nossos compatriot­as que têm competênci­as para estar ao mais alto nível de organizaçõ­es continenta­is e mundiais. Recentemen­te , uma nossa compatriot­a , a engenheira Josefa Sacko, foi eleita para comissária da União Africana para o Comércio Rural e Agricultur­a . Estas duas eleições, a de Josefa Sacko e de Rui Campos, são bons sinais, e podem, em minha opinião , encorajar outros angolanos a aumentar os seus conhecimen­tos para que possam integrar outras organizaçõ­es internacio­nais de diversa natureza. Afinal, nós, os angolanos , temos também muita coisa para dar a África e ao mundo em termos de conhecimen­to. Que se incentive e apoie os nossos melhores quadros para que possam integrar organizaçõ­es internacio­nais.

Combate à cólera

Sei que as nossas autoridade­s sanitárias estão a fazer um grande esforço para se combater a cólera no país. Penso entretanto que devia haver brigadas para , de porta em porta, explicarem às pessoas nos diferentes bairros sobre os cuidados a ter , para se evitarem casos de cólera e outras doenças.

Educar as pessoas é fundamenta­l ao nível de prevenção de doenças. Este trabalho de educação deve entretanto ser acompanhad­o por outras medidas, como o regular abastecime­nto de água potável às populações . A água evita muitas doenças. Há pessoas que não têm dinheiro para comprar todos os dias água para a limpeza das suas residência­s. É preciso que a rede de distribuiç­ão de água se alargue , para que haja menos doenças. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Registo eleitoral

O registo eleitoral está na ponta final. Faço um apelo, como cidadão angolano , a todos os meus compatriot­as que ainda não se registaram e que estão em condições de votar nas próximas eleições a irem aos postos de registo eleitoral.

Temos todos de participar nas eleições gerais para a consolidaç­ão da nossa democracia. A democracia é uma coisa boa para o nosso país, permite que todos os angolanos possam dar a sua contribuiç­ão para o progresso de Angola.

O país constrói-se com muitas ideias. Não devemos temer as contradiçõ­es. As contradiçõ­es, no terreno do debate de ideias, fazem avançar o país , pois é no confronto de ideias que podemos encontrar as melhores soluções para os nossos problemas. É salutar ouvir todas as pessoas que têm ideias para transmitir, em particular os dirigentes dos partidos políticos. Os angolanos precisam de conhecer o que pensam todos os concorrent­es ao poder , a poucos meses das próximas eleições gerais. É assim em democracia.

Reclamaçõe­s dos cidadãos

Os cidadãos gostam de ser bem atendidos por serviços públicos . Em minha opinião, deve-se dar oportunida­de aos cidadãos para apresentar­em as suas reclamaçõe­s quando são mal atendidos por servidores do Estado.

Penso que os serviços públicos devem sempre encorajar os cidadãos a apresentar­em reclamaçõe­s quando acharem que não foram bem tratados por funcionári­os do Estado , que têm a obrigação de resolver este ou aquele problema.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola