Jornal de Angola

Combates na Síria com muitas mortes

-

Pelo menos 47 soldados sírios e combatente­s rebeldes morreram nas últimas vinte e quatro horas em combates nos arredores de Damasco, informou ontem o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos.

Aviões sírios e russos bombardear­am ontem posições rebeldes no leste de Damasco, em resposta a uma ofensiva dos rebeldes iniciada no domingo, informou a mesma fonte. Das 47 vítimas mortais, pelo menos 26 eram membros das forças leais ao Presidente da Síria, Bashar al Assad, entre eles três oficiais.

No lado da rebelião, pelo menos 21 milicianos perderam a vida, incluindo dois que cometeram atentados suicidas com carros-bomba.

Nos combates participar­am facções como a Organizaçã­o de Libertação do Levante - a aliança armada da ex-filial síria da Al Qaeda -, o Movimento Islâmico dos Livres de Sham e a Legião da Misericórd­ia.

A Organizaçã­o de Libertação do Levante anunciou na véspera o início de uma ofensiva no bairro de Yobar, no nordeste de Damasco e próximo à parte antiga da cidade.

O Exército sírio lançou uma contra-ofensiva nas áreas pelas quais avançaram no domingo os rebeldes. Aviões efectuaram ontem dez bombardeam­entos em Yobar, também alvo de disparos de artilharia.

Fontes militares disseram à agência de notícias oficial “Sana” que unidades militares recuperara­m o controlo de todos os pontos nos quais tinham se infiltrado a antiga filial da Al Qaeda e aliados nos arredores da região de Al Muamel, no norte de Yobar, onde mataram todos os seus adversário­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola