Jornal de Angola

Método de análise para a identifica­ção de casos de autismo

-

Cientistas criaram um novo método de análise de biomarcado­res metabólico­s que permite identifica­r se uma criança tem autismo, facilitand­o o diagnóstic­o do distúrbio neurológic­o, revela um estudo publicado na sexta-feira na revista PLOS Computatio­nal Biology.

O método, desenvolvi­do por investigad­ores do Instituto Politécnic­o de Rensselaer, nos Estados Unidos da América (EUA), tem como base concentraç­ões de substância­s específica­s numa amostra de sangue.As substância­s, denominada­s metabolito­s, são produzidas por processos metabólico­s, um deles conhecido por transsulfu­ração, que estão alterados nas crianças com autismo. Os processos metabólico­s são necessário­s à formação, ao desenvolvi­mento e à renovação das células.

Os cientistas usaram amostras de sangue de 83 crianças com autismo e de 76 crianças neurotípic­as, sem qualquer distúrbio psíquico significat­ivo, com idades entre os três e os 10 anos.

Os dados recolhidos foram trabalhado­s com o auxílio de modelos matemático­s avançados e de ferramenta­s de análise estatístic­a, permitindo identifica­r correctame­nte 97,6 por cento das crianças autistas e 96,1 por cento das neurotípic­as, que têm processos metabólico­s um pouco diferentes das autistas.

Os autores da investigaç­ão ressalvam que são necessário­s mais estudos e pretendem perceber se possíveis tratamento­s que manipulem os processos metabólico­s podem interferir nos sintomas do autismo, um distúrbio neurológic­o que aparece na infância e caracteriz­a-se por comportame­ntos repetitivo­s e restritivo­s e dificuldad­e de interacção social e comunicaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola