Con­ta­do­res de es­tó­ri­as no Min­de­lact

Jornal de Angola - - CULTURA -

O Ci­clo In­ter­na­ci­o­nal de Con­ta­do­res de Es­tó­ri­as (CICE) vai fa­zer par­te, a par­tir des­te ano, do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Te­a­tro do Min­de­lo, Min­de­lact-2017.

Se­gun­do o jor­nal Ex­pres­so das Ilhas, a ac­ção, anun­ci­a­da no âm­bi­to do Dia In­ter­na­ci­o­nal da Nar­ra­ção Oral, assinalado on­tem, vai ser pos­sí­vel de­vi­do a um pro­to­co­lo as­si­na­do en­tre as di­rec­ções do Min­de­lact e da As­so­ci­a­ção RJ-Ani­ma-As­so­ci­a­ção de Di­na­mi­za­ção Am­bi­en­tal, So­ci­al e Cul­tu­ral de Agual­va-Ca­cém, Por­tu­gal que as­su­me a Cu­ra­do­ria do En­con­tro In­ter­na­ci­o­nal de Con­ta­do­res de Es­tó­ri­as.

No âm­bi­to des­te pro­jec­to, a con­ta­do­ra de es­tó­ri­as tra­di­ci­o­nais de Ca­bo Ver­de, Ze­nai­da Me­di­na, do Min­de­lact, vai es­tar pre­sen­te na II edi­ção do "Aqu´Al­va Stó­ria" que vai de­cor­rer em Agual­va-Ca­cém, no con­ce­lho de Sin­tra, em Por­tu­gal, em Abril.

O Ci­clo In­ter­na­ci­o­nal de Con­ta­do­res de Es­tó­ri­as tra­di­ci­o­nais que vai de­cor­rer en­tre 3 e 11 de No­vem­bro, en­qua­dra­do no Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Te­a­tro - Min­de­lact-2017, con­si­de­ra­do o mai­or even­to de ar­tes cé­ni­cas da África oci­den­tal e da lu­só­fo­na, vai con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de Ân­ge­lo Tor­res (São To­mé e Prín­ci­pe), Cla­ra Had­dad (Bra­sil), Adri­a­no Reis (Ca­bo Ver­de-Mi­gra­ção), Ana So­fia Pai­va (Por­tu­gal) e Iri­na Fon­se­ca (Ca­bo Ver­de).

Apos­ta do fes­ti­val

Uma das no­vi­da­des é a pro­gra­ma­ção es­pe­cí­fi­ca Te­a­tro na Pra­ça, com 8 es­pec­tá­cu­los em 8 pra­ças de Min­de­lo, em di­ver­sos bair­ros e zo­nas da ci­da­de. A edi­ção Min­de­lact-2017, a de­cor­rer de 3 a 11 de No­vem­bro, vai con­gre­gar ou­tras ini­ci­a­ti­vas, al­gu­mas das quais não são iné­di­tas, com ba­se da de­ci­são da As­sem­bleia Geral do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Te­a­tro do Min­de­lo - Min­de­lact 2017.

Se­gun­do a de­ci­são da as­sem­bleia geral, a es­tru­tu­ra da pro­gra­ma­ção mantém-se no es­sen­ci­al, no­me­a­da­men­te com o pal­co 1, pa­ra es­pec­tá­cu­los de mai­or por­te, no au­di­tó­rio do Cen­tro Cul­tu­ral do Min­de­lo, e o pal­co 2, pa­ra es­pec­tá­cu­los in­ti­mis­tas, na Alaim.

O Fes­ti­val Off vol­ta ao seu for­ma­to ori­gi­nal, is­to é, um es­pa­ço cri­a­do pa­ra a ex­pe­ri­men­ta­ção te­a­tral, aber­to à cri­a­ti­vi­da­de e ou­sa­dia ar­tís­ti­ca e de­di­ca­do a es­pec­tá­cu­los de pe­que­no for­ma­to e de cur­ta du­ra­ção, di­rec­ci­o­na­do apenas a gru­pos na­ci­o­nais, com te­ma e/ou ce­ná­rio pre­vi­a­men­te de­fi­ni­do pe­la or­ga­ni­za­ção.

Ha­ve­rá um for­te in­cre­men­to e apos­ta nas ac­ti­vi­da­des em es­pa­ços pú­bli­cos, per­for­man­ces e apre­sen­ta­ções, des­de es­tá­tu­as vi­vas a ma­la­ba­ris­tas ou per­so­na­gens, em cir­cu­la­ção. O pro­gra­ma Te­a­tro­lân­dia vol­ta a re­a­li­zar-se com o Ci­clo In­ter­na­ci­o­nal de Con­ta­do­res de História, en­quan­to se mantém a ex­ten­são do Fes­ti­val Min­de­lact na Ci­da­de da Praia, es­tan­do em estudo a re­a­li­za­ção de uma ex­ten­são na vi­zi­nha ilha de San­to Antão.

JOÃO VAGOS|MIN­DE­LACT

Pe­ça “BemMarMeQu­er” já foi ape­re­sen­ta­da no Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Te­a­tro Min­de­lact re­a­li­za­do na ci­da­de de Min­de­lo em Ca­bo Ver­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.