Lei­lo­a­do ál­bum de Eva Hi­tler

Jornal de Angola - - CULTURA -

Eva Braun, ca­sa­da com Adolf Hi­tler, dei­xou um ál­bum de fotos fe­cha­do à cha­ve na me­sa de ca­be­cei­ra, lei­lo­a­do re­cen­te­men­te pe­lo va­lor de 39 mil eu­ros.

O ál­bum, com 73 fo­to­gra­fi­as ti­ra­das por pes­soa mui­to pró­xi­mas de Adolf Hi­tler, foi en­con­tra­do lo­go a se­guir ao sui­cí­dio do ca­sal, por um sol­da­do do Exér­ci­to Ver­me­lho, da uni­da­de que to­mou o "bun­ker" de Hi­tler. O sol­da­do, cu­jo no­me não é co­nhe­ci­do, deu com a me­sa de ca­be­cei­ra de Eva Braun fe­cha­da à cha­ve e abriu-a com a bai­o­ne­ta.

Den­tro da me­sa de ca­be­cei­ra, além do ál­bum, o sol­da­do en­con­trou um fras­co de per­fu­me e al­gu­mas pe­ças de rou­pa de Eva Braun. Re­ti­rouo, ho­ras de­pois, ofe­re­ceu-o a um dos pri­mei­ros jor­na­lis­tas que en­trou no "bun­ker", o re­pór­ter de gu­er­ra in­glês Edward De­an.

O re­pór­ter in­glês con­ser­vou o ál­bum du­ran­te mui­tos anos e aca­bou por ven­der a um co­lec­ci­o­na­dor, na dé­ca­da de 80. Se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas, pro­va­vel­men­te foi a pró­pria Eva Braun a au­to­ra de al­gu­mas fotos, por­que não é nun­ca fo­to­gra­fa­da. Nou­tras cir­cuns­tân­ci­as, pa­re­ce ser mais pro­vá­vel que o au­tor te­nha si­do al­gum guar­da-cos­tas de Hi­tler.

São ima­gens de in­vul­gar in­for­ma­li­da­de e des­con­trac­ção, co­mo não era há­bi­to se­rem pu­bli­ca­das na im­pren­sa. Mas a in­ti­mi­da­de das ima­gens não diz tu­do so­bre ela e deu mar­gem pa­ra lar­gas es­pe­cu­la­ções da im­pren­sa bri­tâ­ni­ca, lo­go em 1945. Eva An­na Pau­la Hi­tler foi com­pa­nhei­ra de lon­ga da­ta de Adolf Hi­tler e, por me­nos de 40 ho­ras, sua es­po­sa. Eles co­nhe­ce­ram-se em Mu­ni­que, quan­do Eva ti­nha 17 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.