Fun­dis­tas dis­pu­tam na­ci­o­nal de estrada

Jornal de Angola - - DESPORTO - TERESA LUÍS |

O Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Estrada é dis­pu­ta­do no pró­xi­mo sá­ba­do, a par­tir das 8h00, na ci­da­de do Cuito, pro­vín­cia do Bié, nu­ma dis­tân­cia de 15 qui­ló­me­tros. A pro­va abran­ge fun­dis­tas das ca­te­go­ri­as de ju­ni­o­res e se­ni­o­res, em am­bos os se­xos.

A com­pe­ti­ção in­se­ri­da no ca­len­dá­rio de com­pe­ti­ções da FAA, re­sul­ta da par­ce­ria en­tre a ins­ti­tui­ção que re­ge o atle­tis­mo no país e a As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al do Bié. As ins­cri­ções, com en­cer­ra­men­to mar­ca­do pa­ra quin­ta-fei­ra, de­cor­rem na se­de da Fe­de­ra­ção lo­ca­li­za­da na Ur­ba­ni­za­ção No­va Vi­da e na se­de da as­so­ci­a­ção bi­e­na.

So­bre o nú­me­ro de atle­tas ins­cri­tos, Or­lan­do Bo­ni­fá­cio, di­rec­tor téc­ni­co da FAA, ex­pli­cou que no mo­men­to es­tá im­pos­si­bi­li­ta­do de pre­ci­sar es­te da­do. "Aguar­da­mos a res­pos­ta da As­so­ci­a­ção, que por sua vez es­tá de­pen­den­te do res­pal­do do Go­ver­no da Pro­vín­cia. Tão lo­go nos se­ja da­do o re­tor­no, va­mos avan­çar o nú­me­ro de ins­cri­tos por categoria".

Ques­ti­o­na­do so­bre se o im­pas­se po­de pro­vo­car al­te­ra­ção de ca­len­dá­rio, o an­ti­go sal­ta­dor ga­ran­te que "em prin­ci­pio não va­mos al­te­rar a da­ta. Acre­di­ta­mos ter a res­pos­ta pe­los me­nos até ama­nhã". In­ter­clu­be, 1.º de Agos­to, Pe­tro de Lu­an­da, Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, Atlético do Na­mi­be e Es­co­la Rui Min­gas são as for­ma­ções que fre­quen­te­men­te dis­pu­tam a pro­va.

Fa­ce o de­sem­pe­nho apre­sen­ta­do nos úl­ti­mos even­tos, os atle­tas do In­ter­clu­be são fa­vo­ri­tos ao triun­fo, mas os fun­dis­tas do 1.º de Agos­to também al­me­jam os lu­ga­res ci­mei­ros. Fran­cis­co Ca­lu­vi, Ti­a­go Bap­tis­ta, Luís Ku­vín­gua, Ra­fa­el Epas­se ( em masculinos) e Ade­lai­de Ma­cha­do, Er­nes­ti­na Pau­li­no, Lu­ci­a­na Vi­en­go e Al­da Pau­lo (femininos) po­dem ser os des­ta­ques. Na edi­ção pas­sa­da, o In­ter­clu­be ven­ceu a clas­si­fi­ca­ção por equi­pas, com 16 pontos, ao pas­so que o Pe­tro de Lu­an­da fi­cou na se­gun­da po­si­ção, com 27, nu­ma pro­va que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de mais de 30 atle­tas. Nos dias 1 e 2 de Abril a Fe­de­ra­ção faz dis­pu­tar o Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Pis­ta em juvenis, agen­da­do pa­ra a pro­vín­cia da Huí­la. Cor­re­do­res do In­ter­clu­be e do 1º de Agos­to re­par­tem o fa­vo­ri­tis­mo na com­pe­ti­ção

MO­TA AM­BRÓ­SIO|EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.