Jornal de Angola

Reforço da cooperação militar esteve em discussão em Roma

-

A cooperação entre as Forças Armadas de Angola e da Itália esteve ontem em abordagem em Roma, num encontro entre o chefe do Estado-Maior General das FAA, Geraldo Sachipengo Nunda, com o seu homólogo italiano, general Cláudio Graziano.

De visita à Itália desde terça-feira, o general Nunda tem também encontros com o chefe-adjunto do EstadoMaio­r da Marinha italiana, almirante de esquadra Paolo Treu, e com o chefe de Estado-Maior do Comando Naval, contra-almirante Maurizio Ertreo. Segundo o programa da visita, que termina na sexta-feira, Geraldo Sachipengo Nunda vai igualmente ter uma audiência, com o Inspector Geral de Saúde Militar italiana, general inspector Enrico Tomao, e com o vice-comandante, general Giovanni Fantuzzi, no Comando Operativo das Chefias de Interforça­s.

O programa do Chefe do EstadoMaio­r General das FAA prevê, por outro lado, visitas às instalaçõe­s do grupo Leonardo-Selex, produtora de sistemas de tecnologia aeronáutic­a e espacial, a Rheinmetal­l (produção de sistemas de defesa aérea e tecnologia­s de radar), Aero Sekur (fornecedor­a de produtos e serviços destinados à proteção de soldados durante as operações de combate), e a empresa de construção naval Fincantier­i.

A cooperação no sector da Defesa entre os dois países ganhou, nos últimos anos, um novo impulso com a troca de visitas ao mais alto nível. Roberta Pinotti, ministra da Defesa da Itália, visitou Angola em Setembro de 2015, altura em que as duas partes assinaram uma acta, que cria as condições para o reforço da cooperação nas áreas de Defesa, Segurança e Formação militar.

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, visitou a Itália em 2014 e em 2016, a convite da homóloga italiana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola