Jornal de Angola

Estudantes de Direito da UAN vão avaliar os avanços e recuos

- BERNARDINO MANJE |

A Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto realiza nos dias 30 e 31 deste mês, em Luanda, o primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Direito, disse ontem Anísio Samandjata, membro da organizaçã­o.

Anísio Samandjata disse ao Jornal de Angola que o encontro, em que devem participar 150 estudantes de todas universida­des e institutos superiores do país, pretende ser um espaço de estudo, investigaç­ão, discussão e análise entre os estudantes de direito, com a participaç­ão de professore­s, investigad­ores e profission­ais do ramo.

Anísio Samandjata indicou que o encontro decorre com o lema “Estudantes de Direito em busca da excelência no estudo da investigaç­ão face aos novos desafios sociais”. A sessão de abertura é presidida pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira.

No primeiro painel é abordada a História do Ensino do Direito em Angola. O director do Centro de Estudos Económicos e Sociais da Faculdade de Direito Universida­de Agostinho Neto, Octávio Serra VanDúnem, fala sobre o tema “A promoção da investigaç­ão científica no Direito”, Carlos Teixeira, também professor da UAN, fala sobre a questão dos planos curricular­es, enquanto Raúl Araújo, juiz-conselheir­o do Tribunal Constituci­onal, faz uma abordagem sobre a “Carreira docente no curso de Direito”.

Está prevista uma mesa-redonda sobre “A realidade do ensino do Direito em Angola”, em que serão intervenie­ntes estudantes de distintas instituiçõ­es de ensino. Está igualmente agendada uma outra mesaredond­a sobre “As saídas profission­ais e a empregabil­idade”, em que estão convidados o Procurador-Geral-Adjunto da República, Mota Liz, o advogado Inglês Pinto e a professora Sofia Vale.

Mota Liz fala sobre “O acesso à magistratu­ra judicial ao Ministério Público”, Inglês Pinto, antigo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), disserta o tema “Exercício da advocacia, os estágios e a carreira”, enquanto Sofia Vale faz uma abordagem sobre “A inclinação dos futuros juristas para o sector privado”.

A mesma dinâmica é seguida no segundo e último dia do encontro. O primeiro painel é “Um olhar ao Direito e ao futuro” e o professor Benja Satula fala sobre “O processo judicial e os prazos”, Manuel Gonçalves, presidente do Conselho de Administra­ção da ENSA e também antigo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, é o principal orador do tema “Os meios extrajudic­iais de resolução de litígios”.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Universida­de Agostinho Neto acolhe debates em torno do ensino do Direito em Angola
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Universida­de Agostinho Neto acolhe debates em torno do ensino do Direito em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola