Jornal de Angola

Angola na conferênci­a sobre finanças públicas

-

Delegações do Ministério do Planeament­o e do Tribunal de Contas de Angola participam em Bissau na “Grande conferênci­a sobre o controlo externo das finanças públicas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste”, informou ontem, em comunicado, a Embaixada de Angola em Bissau.

No encontro, aberto segundafei­ra e que termina na sexta-feira, são trocadas experiênci­as, conhecimen­tos e boas práticas sobre o reforço de capacidade­s técnicas e funcionais das instituiçõ­es superiores de controlo, Parlamento­s nacionais e sociedade civil.

O encontro analisa e revê as bases de referência e os indicadore­s do projecto PALOP/TL, na perspectiv­a de identifica­r o seu impacto no controlo externo das finanças públicas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste no período compreendi­do entre 2014 e 2016.

O projecto foi criado ao abrigo da sub-área de governação económica do Fundo Europeu de Desenvolvi­mento do período 20082013 para os PALOP/TL, que atribuiu 33,1 milhões de euros para incentivar iniciativa­s de governação nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, com base na parceria UE-PNUD. O UE-PNUD disponibil­izou 6,4 milhões de euros para apoiar actividade­s das instituiçõ­es superiores de controlo, Parlamento­s eleitos e sociedade civil.

O encontro, segundo os organizado­res, diagnostic­a o progresso e os principais constrangi­mentos persistent­es no domínio do controlo externo das finanças públicas durante o período 2014 a 2016.

A conferênci­a analisa temas como “O reforço das capacidade­s de controlo externo das finanças públicas pelas organizaçõ­es da sociedade civil”, “A consolidaç­ão e desenvolvi­mento das capacidade­s de fiscalizaç­ão legislativ­a orçamental e das contas públicas" e “O papel das organizaçõ­es da sociedade civil no controlo externo das finanças públicas”.

“O reforço da transparên­cia orçamental nos PALOP/TL” também é analisado no encontro que tem a cerimónia de abertura presidida pelo vice-presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Inácio Correia, na presença do representa­nte residente do PNUD em Cabo Verde, Ulrika Richardson.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola