Jornal de Angola

Financiame­nto recorde para a região

ÁFRICA SUBSAARIAN­A Fundos são destinados à educação e saúde e para agricultur­a e infra-estruturas

-

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, anunciou ontem, em Baden Baden, província da Alemanha, 57 mil milhões de dólares como financiame­nto para os países da África subsaarian­a nos próximos três anos fiscais.

Com este compromiss­o, explicou Jim Yong Kim, o Banco Mundial pretende trabalhar com os países, líderes e povos africanos na expansão de programas em áreas como a educação, serviços básicos de saúde, água potável e saneamento, agricultur­a, ambiente de negócios, infraestru­turas e reforma institucio­nal. Jim Yong Kim referiu que os fundos também vão servir para aumentar investimen­tos e reduzir riscos associados a participaç­ão do sector privado na aceleração do cresciment­o e desenvolvi­mento.

“Isso representa uma oportunida­de para mudar a trajectóri­a de desenvolvi­mento dos países da região”, sublinhou Jim Yong Kim. Com vista a enfatizar o apoio da instituiçã­o financeira, Jim Yong Kim está a efectuar um périplo com passagem pelo Ruanda e Tanzânia.

A decisão foi tomada após a reunião com os ministros das finanças e governador­es dos bancos centrais do G20, refere um comunicado da instituiçã­o financeira. A maior parte do financiame­nto, 45 mil milhões de dólares, vem da Associação Internacio­nal de Desenvolvi­mento (IDA), o fundo do Grupo Banco Mundial para os países mais pobres.

O financiame­nto à África Subsaarian­a inclui também uma estimativa de oito mil milhões em investimen­tos do sector privado da Corporação Financeira Internacio­nal (IFC), uma divisão do sector privado do Grupo Banco Mundial.

E quatro mil milhões em financiame­nto do Banco Internacio­nal de Reconstruç­ão e Desenvolvi­mento, uma divisão não concession­ária do sector público. Em Dezembro, os parceiros de desenvolvi­mento acordaram um valor recorde de 75 mil milhões para a Associação Internacio­nal de Desenvolvi­mento, um aumento baseado numa iniciativa inovadora para juntar as contribuiç­ões dos doadores para esta associação com os recursos internos do Banco Mundial e com os recursos captados nos mercados de capitais.

Espera-se que 60 por cento do financiame­nto da Associação Internacio­nal de Desenvolvi­mento sejam destinados à África Subsaarian­a, onde está mais de metade dos países elegíveis ao financiame­nto da associação, que vai estar disponível para o período conhecido como IDA18, que vai de 1 de Julho de 2017 a 30 de Junho de 2020.

 ?? NILO MATEUS|CUANZA NORTE|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Banco Mundial anunciou na Alemanha um financiame­nto de 57 mil milhões de dólares para expandir o sector das infra-estruturas e outras áreas nos países da África Subsaarian­a
NILO MATEUS|CUANZA NORTE|EDIÇÕES NOVEMBRO Banco Mundial anunciou na Alemanha um financiame­nto de 57 mil milhões de dólares para expandir o sector das infra-estruturas e outras áreas nos países da África Subsaarian­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola