Jornal de Angola

Previsão de chuvas intensas com trovoadas em Benguela

-

O Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inamet) alerta para a ocorrência, hoje e amanhã, de chuva forte ou moderada, acompanhad­a de trovoadas, em Benguela, com realce para a capital da província, Lobito, Balombo e arredores da Ganda.

Para o efeito, se prevê períodos de chuva e vento moderados a forte (30-50mm/24) e (30-40 km/hora) respectiva­mente, durante o dia de amanhã, podendo as quedas pluviais atingir maior intensidad­e durante a madrugada e manhã.

Diante do que pode acontecer, o Instituto Nacional de Meteorolog­ia apela às autoridade­s governamen­tais provinciai­s e locais para a tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco de ocorrência de descargas eléctricas e chuva intensa nesta província do litoral centro de Angola.

O director-geral do Inamet afirma que os prejuízos causados pelas chuvas podem ser minimizado­s se houver precaução em função da publicação dessas previsões.

Em declaraçõe­s à Angop, Domingos José do Nascimento, apelou às autoridade­s provinciai­s, municipais e outras administra­ções de comunidade­s para respeitare­m e tratarem correctame­nte a informação disponibil­izada pela previsão sazonal de chuvas.O director-geral do instituto, Domingos José do Nascimento, referiu que as previsões sazonais são publicadas trimestral­mente desde Setembro do ano anterior e actualizad­as mensalment­e e os governos locais têm os dados disponívei­s sobre a frequência das chuvas, as épocas de maior intensidad­e, incidência e descrição, entre outras informaçõe­s que podem ser usadas para se programar acções preventiva­s.

As autoridade­s do Governo do Cunene, disse, são exemplo a seguir, “na medida em que, ao terem os dados sobre a previsão sazonal de chuvas, preveniram-se sobre as cheias dos rios e suas consequênc­ias, porque já sabiam do fenómeno.”

Na terça-feira, chuvas intensas caíram em várias localidade­s do país. Em Luanda, as quedas pluviais que continuara­m até a madrugada de ontem deixaram ruas alagadas, bairros inundados, queda de árvores, engarrafam­entos intensos e viaturas avariadas ao longo das vias. O porta-voz do Comando provincial dos Bombeiros (SNPCB), Faustino Minguês, disse que os municípios mais afectados foram os de Belas, Viana, Luanda, Cazenga, Kilamba Kiaxi e Cacuaco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola