Jornal de Angola

Tribunal Internacio­nal de Haia agrava prisão de Pierre Bemba

-

O Tribunal Penal Internacio­nal condenou ontem Jean-Pierre Bemba a ficar um ano na prisão por tentar influencia­r testemunha­s, o que significa que o antigo Vice-Presidente da República Democrátic­a do Congo deve agora ficar 19 anos na prisão, uma vez que foi condenado no ano passado a 18 anos de prisão por crimes de guerra.

O réu deve pagar 300 mil euros em três meses que vão ser transferid­os para um fundo para as vítimas. O júri determinou que Jean-Pierre Bemba e quatro réus eram culpados por delitos “contra a administra­ção da Justiça, tais como falsas declaraçõe­s dadas por testemunha­s de defesa” e uma nota do tribunal esclarece que o tempo da pena do ex-Vice-Presidente congolês não vai ser deduzido porque a diminuição foi feita no processo principal.

O grupo condenado inclui o advogado de Jean-Pierre Bemba, Aime Kilolo, que foi condenado a dois anos e meio de pena suspensa.

Os outros réus tiveram a mesma punição ou dedução do tempo de prisão, designadam­ente o membro equipa de defesa Jean Jacques Mangeda, o deputado congolês Fidele Babala e o perito Narcisse Arido, que também participou na defesa de Jean-Pierre Bemba.

O TPI declarou no ano passado Jean-Pierre Bemba culpado por crimes de guerra e de violência sexual cometidos na República CentroAfri­cana, entre 2002 e 2003. Foi depois deste período que deixou de ser líder dos rebeldes congoleses do grupo MLC e assumiu a vice-presidênci­a no governo interino da RDC.

No período em que os crimes foram cometidos, a RCA enfrentava uma guerra civil. A defesa anunciou que vai recorrer da decsão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola