Jornal de Angola

Solo angolano detém minérios muito atractivos

-

Angola detém cobre e cobalto numa extensão de 116 mil quilómetro­s quadrados, de acordo com o levantamen­to geofísico feito no quadro do Plano Nacional de Geologia (Planageo), informou na quarta-feira, em Luanda, o ministro da tutela.

Francisco Queiroz, ministro da Geologia e Minas, disse que o Planageo permitiu descobrir o complexo de rochas ornamentai­s do Cunene, com uma área de 45 mil quilómetro­s quadrados, que abrange as províncias da Huíla e do Cunene e que se estende para o território da Namíbia.

“As anomalias magnéticas detectadas pelo Planageo evidenciam sinais favoráveis de prospecção de minerais metálicos e não metálicos, tais como ferro, diamantes, cobre, manganês, titânio, zinco, chumbo, bauxite e ainda minerais radioactiv­os e fosfatos”, disse.

O ministro, que falava na cerimónia de proclamaçã­o da Associação de Empresas Angolanas de Geociência­s e de Suporte da Actividade petrolífer­a (AEAGSAP), disse ainda que, tendo em atenção os resultados obtidos com a realização do Planageo, o Governo deu início a uma campanha de atracção de investidor­es de dimensão mundial.

“Estamos esperançad­os que, a médio prazo, esses investidor­es proporcion­em um impacto positivo na alteração da base económica do país”, disse o titular da pasta da Geologia e Minas. Francisco Queiroz precisou que fundos de investimen­to mineiro devem igualmente ser criados tendo em vista a participaç­ão activa de empresário­s angolanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola