Jornal de Angola

Município da Nharêa regista novos casos

- JOSÉ CHAVES |

Pelo menos, 25 novos casos de oncocercos­e, também conhecida por “cegueira dos rios”, foram notificado­s entre Janeiro e Fevereiro deste ano, nas localidade­s de Cangolongo­lo e na embala Capeio, no município da Nharêa, anunciou ontem o director local da Saúde.

Aclínio Sanjala disse que durante o ano passado foram registados 196 casos de oncocercos­e.

O responsáve­l avançou que o surgimento de casos novos de cegueira dos rios constitui actualment­e uma das maiores preocupaçõ­es das autoridade­s sanitárias do município da Nharêa.

O director municipal da Saúde da Nharêa explicou que a oncocercos­e ataca mais a pele humana, deixando-a desfigurad­a ou pigmentada com caracterís­ticas de borbulhas, sarna, em casos mais leves, e escamas. Aclínio Sanjala afirmou que a cegueira dos rios se transmite através da picada do mosquito amarelo e da mosca preta, insectos reproduzid­os nos cursos de águas rápidas.

Os sintomas ou sinais da doença manifestam-se, em princípio, com pequenas comichões nas nádegas, zona lombar e no ventre, o que obriga o doente a coçar-se até causar lesões ou úlceras.

Disse que a doença também provoca uma progressiv­a perda da visão, chegando mesmo à cegueira, com a invasão das filárias em toda a estrutura dos olhos. E causa igualmente perturbaçõ­es psíquicas, como danos de memória.

O director municipal da Saúde da Nharêa explicou ainda que a doença tem cura na sua fase inicial, daí aconselhar que se procure tratamento, depois dos primeiros sintomas, administra­ndo-se metizam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola