Jornal de Angola

Crianças doentes preparam viagem para a Alemanha

-

Um grupo de 50 crianças da Huíla com deficiênci­a física, dos dois aos 12 anos, viaja, em Maio, em tratamento médico, para a Alemanha, anunciou, na segunda-feira, o director da delegação do INAC naquela província, Abel Chico Joaquim.

O anúncio foi feito à Angop no final de um encontro que Abel Joaquim manteve com encarregad­os das 50 crianças para a avaliação da documentaç­ão e outros pormenores do processo relacionad­o com o tratamento, financiado pelos governos angolano e alemão e pela organizaçã­o não-governamen­tal nacional Kimbo Liombembwa.

Abel Joaquim anunciou a vinda a Angola de uma equipa técnica da Alemanha para mais uma avaliação médica às crianças selecciona­das para a viagem. O regresso ao país está previsto para Outubro deste ano

O projecto da Kimbo Liombembwa é desenvolvi­do em todo o país e visa apoiar crianças de famílias carenciada­s. Na Alemanha, as crianças são entregues aos serviços especializ­ados de saúde, particular­mente os de ortopedia, traumatolo­gia e cirurgia plástica.

Nos últimos dez anos, a delegação do INAC na Huíla foi responsáve­l pelo envio a Alemanha, no âmbito do mesmo projecto, de 940 crianças, que regressara­m ao país completame­nte curadas.

"Temos a responsabi­lidade de conhecer as moradias das crianças para serem devolvidas às suas famílias depois do tratamento", declarou o responsáve­l, lamentando não haver uma viatura, o que torna difícil o trabalho.Daniel Lucas, encarregad­o de uma das crianças, elogiou a iniciativa por solucionar problemas de saúde de que padecem muitas crianças, cujos pais não têm condições financeira­s para suportarem eventuais despesas na rede privada de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola