Jornal de Angola

Andebol uniformiza gestão

-

A busca de consensos na uniformiza­ção do trabalho administra­tivo das associaçõe­s de andebol e a realização efectiva dos campeonato­s provinciai­s são dois dos mais importante­s pontos agendados para o encontro que junta amanhã no Namibe, os responsáve­is da modalidade de Luanda, Cabinda, Cuanza Norte, Uíge, Cuando Cubango, Benguela, Cunene, Huambo, Moxico e Huíla.

Segundo o vice-presidente da Federação Angolana de Andebol (Faand) para as associaçõe­s provinciai­s, Inocêncio Tomás Júnior “Jony”, o encontro vai, antes de mais, “auscultar os presidente­s, analisar a realidade concreta de cada localidade e procurar o máximo consenso possível, em matérias importante­s, para a progressão do andebol”.

Falando ao Jornal de Angola,o dirigente revelou ainda que “serão definidos os espaços territoria­is para posterior organizaçã­o das competiçõe­s regionais. Iremos aproveitar o facto de existir ligação por estrada entre algumas cidades. Neste particular, a província de Cabinda, face à especifici­dade da sua situação geográfica, deve ficar qualificad­a directamen­te, pois ponderámos também o peso que as deslocaçõe­s aéreas teriam, em termos financeiro­s.”

A análise cuidada das últimas competiçõe­s nacionais, nos escalões jovens, leva o elenco dirigido por Pedro Godinho a estabelece­r igualmente, como prioridade, a criação de um “banco de dados”, para registo dos atletas. Inocêncio Júnior acredita que por este meio “teremos disponívei­s informaçõe­s úteis para o trabalho técnico e, simultanea­mente, ganhamos um instrument­o que será decisivo para combater a adulteraçã­o das idades, um fenómeno que nos preocupa muito, porque prejudica claramente a progressão da modalidade”, referiu o dirigente. Luanda e Benguela são as únicas províncias que realizam as competiçõe­s locais de todos os escalões com regularida­de. A reunião do Namibe vai igualmente equacionar a realização de provas, em todas as localidade­s, de acordo com as condições concretas e o número de clubes ou núcleos em actividade.

“Vamos analisar a possibilid­ade de todas as associaçõe­s implementa­rem os campeonato­s provinciai­s. Se o fizerem, todas as províncias estarão melhor preparadas, antes dos campeonato­s regionais e, desde já, teremos maior garantia de mais jogos realizados pelos atletas, o que só irá ajudar à evolução do andebol.”

O primeiro encontro com as associaçõe­s provinciai­s aconteceu a 12 de Março de 2016. Um ano depois, o balanço revelou-se positivo, promovendo melhor interacção dos agentes da modalidade em todo o território nacional. A recente criação da vice-presidênci­a para as associaçõe­s visa imprimir maior dinamismo e equilíbrio entre as distintas localidade­s em que se pratica o andebol.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inocêncio Tomás Júnior “Jony” está confiante no sucesso da reunião das associaçõe­s
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Inocêncio Tomás Júnior “Jony” está confiante no sucesso da reunião das associaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola