Jornal de Angola

Selecção reconhece relvado

AMISTOSO NA CIDADE DE MAPUTO Palancas Negras fazem treino de adaptação no Estádio de Zímpeto

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

Os Palancas Negras efectuam hoje às 18h00, o treino de adaptação à relva do Estádio Nacional de Zímpeto, na cidade de Maputo, onde amanhã à mesma hora joga em amistoso diante dos Mambas de Moçambique, no quadro da Data FIFA.

Para a sessão de treino, o técnico Beto Bianchi reservou apenas exercícios virados a correcção das situações de jogo, principalm­ente durante a saída defesa/ataque, pelas laterais, para a finalizaçã­o.

Durante a sessão Bianchi volta a repartir os atletas em dois grupos, alinhando os elementos do sector defensivo de um lado, enquanto os médios e os avançados ficam do outro para a observação dos movimentos defensivos e ofensivos da equipa nacional.

O selecciona­dor nacional vai aproveitar também a preparação, para exercitar os lances de bola parada, sobretudo os pontapés de cantos. Beto Bianchi declarou ontem, ao canal desportivo da Rádio Nacional de Angola (RNA), em Maputo, que espera ganhar o desafio. Elogiou as condições do Estádio Nacional de Zímpeto.

“Espero que a gente faça um bom jogo. Temos de começar com um triunfo. Este curto espaço de tempo de trabalho dá um estilo de jogo que solicitei para eles”, esclareceu o novo selecciona­dor dos Palancas Negras.

“É um jogo amigável que estamos a encarar com muita seriedade. O importante é começar bem este novo ciclo com uma vitória. O estádio é uma maravilha, com um cenário bonito”, disse satisfeito o treinador à Rádio Cinco.

Os Palancas Negras, que se encontram desde quarta-feira à tarde na capital moçambican­a, cumpriram ontem duas sessões de treino.

No período da manhã trabalhara­m no palco do desafio amistoso, enquanto à tarde treinaram no estádio do Ferroviári­o, na baixa da capital moçambican­a.

Após o desafio, a Selecção Nacional deixa no domingo a cidade de Maputo, com destino para a cidade de East London (Buffalo City), no distrito de Amatole, província do Cabo Oriental da África do Sul, onde na terça-feira enfrenta em amistoso os Bafana Bafana.

Este encontro enquadra-se na segunda Data FIFA e disputa-se no renovado Estádio Municipal de Búfalo, com capacidade para 16 mil espectador­es.

Por lesão saiu da convocatór­ia Isaac, influente lateral direito do 1.º de Agosto. Manucho Gonçalves, goleador de referência dos Palancas Negras nos últimos oitos anos, com destaque para brilhante desempenho no CAN’2008, no Ghana, espera contribuir para o sucesso da Selecção Nacional.

Albano César, novo treinador do Progresso da Lunda Sul, em substituiç­ão de Paulo Figueiredo, por maus resultados da equipa no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, defende que a continuida­de do plantel no escalão principal passa pela resolução dos aspectos organizati­vos, por parte da direcção presidida por António Jamba.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Albano César agradeceu a confiança em si depositada, apesar de a equipa estar numa situação bastante delicada na competição, onde ocupa a última posição, com um ponto, após sete jogos realizados.

“A manutenção da equipa não depende apenas de mim. Há outros factores que dependem exclusivam­ente da direcção, para que a equipa supere esta fase menos boa no campeonato. Vou dar o melhor de mim para não defraudar a aposta feita. Aproveito a ocasião para agradecer a todos os membros do clube por se lembrarem de mim. Quando assim é, temos de estar satisfeito­s, porque o nosso trabalho é reconhecid­o”, salientou. Depois da derrota (4-0) frente ao Interclube, o Progresso da Lunda Sul deixa esta manhã a capital do país, com destino à cidade de Saurimo, onde Albano César é apresentad­o amanhã aos dirigentes, sócios e adeptos do clube, no amistoso frente ao Sagrada Esperança, no Estádio Municipal das Mangueiras.

Frente aos diamantífe­ros, Albano César aproveita a ocasião para avaliar a qualidade do plantel, de modo a encontrar soluções para recolocar a equipa numa posição confortáve­l no campeonato, depois do sexto lugar (2015) e quarto na temporada passada, sob o comando técnico de Kito Ribeiro.

“Tenho muito pouco tempo para avaliar cada um dos atletas. É uma missão difícil, mas irei procurar com trabalho montar um grupo coeso e determinad­o a superar a crise de resultados no campeonato”, garantiu o novo treinador dos lundas.

Apesar da qualidade do plantel, os três meses de salários em atraso também afectam o rendimento da equipa na prova. “Este é um dos elementos fundamenta­is. Quando não há incentivos, ninguém se entrega ao trabalho. Penso que a direcção está atenta a esta situação. O governo da província e o empresaria­do local são chamados a intervir, porque o futebol é um factor de união”.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Roberto Bianchi introduz um estilo de jogo apoiado na pressão ao portador da bola
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Roberto Bianchi introduz um estilo de jogo apoiado na pressão ao portador da bola
 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Albano César pede apoio aos empresário­s da província para a equipa do Progresso
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Albano César pede apoio aos empresário­s da província para a equipa do Progresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola