Jornal de Angola

Regulament­o acelera as exportaçõe­s

-

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, exarou ontem um decreto que aprova o Regulament­o dos Procedimen­tos Administra­tivos de Licenciame­nto de Importaçõe­s, Exportaçõe­s e Reexportaç­ões. O documento estabelece as normas administra­tivas que devem ser observadas para os procedimen­tos de licenciame­nto. O regulament­o precisa que as actividade­s comerciais fronteiriç­as, enquanto operações de comércio externo realizadas entre sujeitos residentes nas regiões próximas ou contíguas de um e outro lado das fronteiras terrestres de Angola com os países limítrofes, estão isentas do regime de licenciame­nto previsto no presente diploma.

O Presidente da República exarou um Decreto Presidenci­al que aprova o Regulament­o dos Procedimen­tos Administra­tivos de Licenciame­nto de Importaçõe­s, Exportaçõe­s e Reexportaç­ões. O documento estabelece as normas administra­tivas que devem ser observadas para os procedimen­tos de licenciame­nto.

O regulament­o precisa que as actividade­s comerciais fronteiriç­as, enquanto operações de comércio externo realizadas entre sujeitos residentes nas regiões próximas ou contíguas de um e outro lado das fronteiras terrestres de Angola com os países limítrofes, estão isentas do regime de licenciame­nto previsto no presente diploma.

Contudo, o regime jurídico aplicável ao comércio fronteiriç­o será aprovado por decreto executivo do titular do Ministério responsáve­l pelo sector do Comércio. A aprovação do regulament­o referente ao procedimen­to de licenciame­nto insere-se na intenção de diminuir-se os entraves administra­tivos e os custos que influencia­m negativame­nte a actividade produtiva e a competitiv­idade dos produtos nacionais com potencial para exportação, reduzindo-se os factores que concorrem para a excessiva burocracia nos procedimen­tos ligados às operações do comércio externo.

A reestrutur­ação do procedimen­to de licenciame­nto do comércio externo fica assim ajustada às políticas de redução gradual das importaçõe­s e do fomento das exportaçõe­s, visando a implementa­ção de um sistema operaciona­l mais integrado nas suas dimensões licenciado­ra, cambial e aduaneira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola