Jornal de Angola

Mubarak em liberdade

- Forças policiais reforçam segurança no Cairo

O antigo Presidente do Egipto Hosni Mubarack, que estava detido durante seis anos no Hospital Militar de Maadi, no Cairo, foi libertado ontem, tendo sido transporta­do para a sua casa em Heliópolis, também no Cairo, confirmou à agência Reuters o seu advogado.

O antigo Presidente do Egipto, destituído aquando da revolução que ficou conhecida como Primavera Árabe, havia sido condenado, em primeira instância, à prisão perpétua.

Em causa, esteve o homicídio de 239 civis durante as manifestaç­ões de 2011 que puseram um ponto final ao seu governo.

Porém, após recursos na justiça que levantam a repetição do julgamento pelo Tribunal de Cassação, o ex-Presidente de 88 anos foi absolvido dos crimes de que estava acusado, saindo agora em liberdade.

O ex-Presidente só tem uma condenação definitiva, a três anos de prisão, por apropriaçã­o ilegal de fundos públicos. Em declaraçõe­s à Reuters, o advogado de Hosni Mubarak, Farid el Deeb, confirmou que o antigo Presidente já se encontra “na sua casa em Heliópolis.” Na quinta-feira, as autoridade­s judiciais ordenaram a abertura de um outro inquérito, em que o ex-Presidente é acusado juntamente com a mulher e três filhos de ter recebido ofertas de um milhão de dólares.

 ?? MOHAMED EL-SHAHED |AFP ??
MOHAMED EL-SHAHED |AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola