Jornal de Angola

Palancas Negras defrontam Mambas

AMISTOSO NA DATA-FIFA Selecciona­dor nacional quer vencer no arranque da nova experiênci­a

- ANTÓNIO DE BRITO |

Angola e Moçambique defrontam-se hoje às18h00, no Estádio Nacional de Zímpeto, com capacidade para 42 mil espectador­es, na cidade de Maputo, em jogo de carácter particular inserido na primeira Data-FIFA do ano, que marca a estreia do hispanobra­sileiro Roberto Bianchi à frente do comando técnico da Selecção Nacional sénior masculina de futebol.

Palancas Negras e Mambas disputam o 15.º amistoso, depois de se terem enfrentado pela última vez há três anos, em Maputo, com o placar a registar uma igualdade a um golo.

Inaugurado em 2011, por altura dos Jogos Africanos, o palco do jogo pode registar a maior enchente de sempre, a julgar pela rivalidade existente entre ambos os países no plano desportivo.

A rivalidade não acontece apenas no futebol, mas em todas as modalidade­s. Os moçambican­os sempre que jogam com os angolanos, seja qual for o desporto, se transforma­m. Moçambique prefere perder com qualquer país, desde que não seja Angola, daí a importânci­a dos duelos entre nações.

Angola e Moçambique é sempre um desafio histórico e de elevado grau de dificuldad­e. O jogo de selecções lusófonas promete ser renhido do princípio ao fim. Tal como fez no Petro de Luanda, Roberto Bianchi quer granjear, a simpatia dos adeptos da Selecção Nacional com resultados e boas exibições.

No começo de qualquer actividade profission­al é imperioso entrar a vencer. Roberto Bianchi já deu mostras de que é um treinador capaz e bastante competente, pois está a realizar um excelente trabalho nos tricolores do Eixo Viário.

Num claro (4-5-1), Roberto Bianchi vai utilizar o seguinte "onze", com Gerson à baliza, no quarteto defensivo, Eddie Afonso, Natael, Jonathan Buatu e Bastos, na linha intermédia cinco unidades, Herenilson, Dudu Leite, Buá, Freddy e Ary Papel, sendo que o ataque é entregue a Manucho Gonçalves. Frente a Moçambique, Dudu Leite faz a sua estreia com a camisola dos Palancas Negras.

Do lado de Moçambique, o técnico Abel Xavier está obrigado a vencer, visto que o trabalho que tem vindo a realizar no comando do “onze” moçambican­o tem sido alvo de muitas criticas, por parte dos adeptos e imprensa local, depois do fracasso nas provas de apuramento para o CAN’2017, disputado no Gabão, bem como nas eliminatór­ias para o Campeonato do Mundo, a ter lugar na Rússia, em 2018.

No histórico de jogos, Angola e Moçambique realizam o 21.º encontro, com oito vitórias para os Palancas Negras, os Mambas venceram em quatro ocasiões, enquanto os restantes oito desafios terminaram empatados. O primeiro jogo amigável disputou-se em 1980, com as duas selecções a empatarem (1-1), no Estádio Nacional da Cidadela.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores angolanos prometem entrega redobrada no jogo de hoje diante dos Mambas de Moçambique no Estádio de Zímpeto
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores angolanos prometem entrega redobrada no jogo de hoje diante dos Mambas de Moçambique no Estádio de Zímpeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola