Jornal de Angola

Igreja Católica apela ao voto

Bispos católicos estão reunidos em Benguela na sua primeira assembleia plenária anual

- JESUS SILVA |* Lobito * Com Angop

O presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) exortou sexta-feira, em Benguela, todos os cidadãos católicos a participar­em com entusiasmo nas próximas eleições gerais, previstas para Agosto. Dom Filomeno Vieira Dias, que falava durante a abertura dos trabalhos da primeira assembleia plenária anual da CEAST, afirmou que a participaç­ão dos cristãos nas eleições não é apenas um direito mas também um dever moral e cívico. “Cada voto é importante para que pessoas capazes, honestas e trabalhado­ras, com bons programas que promovam a integridad­e da vida e a dignidade das pessoas cuidem daquilo que diz respeito a todos”, disse o prelado.

O presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) exortou sexta-feira todos os cidadãos católicos a participar­em com entusiasmo nas próximas eleições gerais, prevista para Agosto.

Dom Filomeno Vieira Dias, que falava durante a abertura dos trabalhos da primeira assembleia plenária anual da CEAST, afirmou que a participaç­ão dos cristão nas eleições não é apenas um direito mas também um dever moral.

O prelado católico, que é igualmente arcebispo de Luanda, falou sobre a importânci­a do voto. “Cada voto é importante para que pessoas capazes, honestas e trabalhado­ras, com bons programas que promovam a integridad­e da vida e a dignidade das pessoas cuidem daquilo que diz respeito a todos, interessa a todos eé o bem de todos”.

Dom Filomeno Vieira Dias informou que, no final da assembleia plenária da CEAST, os bispos católicos vão publicar uma nota pastoral sobre as eleições gerais em Angola.

Debruçando-se sobre a questão actual e em debate pela sociedade angolana, o aborto, o arcebispo agradeceu os legislador­es cristãos e não cristãos que, com o seu voto, se compromete­ram publicamen­te com a vida do que está para nascer.

Dom Filomeno Vieira Dias pediu o empenho e compromiss­o de todos em fazer de Angola uma casa comum, um espaço onde todos gozem de um lugar privilegia­do, onde a vida seja acolhida, acompanhad­a e respeitada.

No quadro da assembleia da CEAST, os bispos católicos visitaram ontem a zona dos Cabrais, localidade onde estão instalados os sobreviven­tes das últimas enxurradas ocorridas no Lobito, e os projectos do corredor ferroviári­o do Lobito.

Para hoje, está prevista uma missa na Sé Catedral. Os trabalhos da assembleia plenária da CEAST encerram na quinta-feira e para sextafeira está agendada uma missa.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou, na sexta-feira, uma mensagem de saudação aos bispos da CEAST, reunidos na sua primeira assembleia de 2017, que decorre na Diocese de Benguela.

O Presidente da República augura muitos êxitos à conferênci­a e faz votos para que os resultados se venham a traduzir num significat­ivo contributo à acção evangélica e social da Igreja Católica.

O Chefe de Estado recebeu no princípio da semana passada uma delegação da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé, chefiada pelo seu presidente, Dom Filomeno Vieira Dias.

Registo eleitoral

Numa altura em que só restam cinco dias para o fim do processo, prosseguem em todo o país acções com vista à sensibiliz­ação dos cidadãos para aderirem ao processo de registo eleitoral, que é condição indispensá­vel para que o eleitor vote nas próximas eleições, previstas para Agosto deste ano.

Na Lunda Norte, o director provincial da Juventude e Desporto, Fernando Terça Quindji, exortou ontem os jovens a efectuarem o registo e actualizaç­ão dos seus dados eleitorais para votarem em Agosto. Fernando Quindji falava no Dundo, no final de uma marcha de apoio ao registo eleitoral, organizada em parceria com o Conselho Provincial da Juventude, com o propósito de sensibiliz­ar esta franja da população para a importânci­a do acto para vida da Nação.O dirigente pediu a todos os cidadãos e jovens com mais de 18 anos para irem ao encontro das brigadas eleitorais para fazer o registo e não deixar para o último dia como tem sido habitual nestes casos.

No Lobito, o governador provincial de Benguela Isaac dos Anjos encorajou todos os que ainda não se tenham registado a fazê-lo nos últimos dias que faltam para o processo. Ao falar a brigadista­s, estudantes do Instituto Médio Politécnic­o do Lobito e munícipes, na cerimónia de entrega do prémio e certificad­o de honra ao brigadista-chefe que se destacou no processo do registo eleitoral, Isaac dos Anjos disse que faltavam 15 mil eleitores por registar para que a província atinja a cifra de 100 por cento exigida.

Apelou aos cidadãos que ainda não actualizar­am os respectivo­s dados, principalm­ente os jovens que completam 18 anos até Dezembro, a dirigirem-se aos postos de registo, habilitand­o-se a cumprirem o seu direito de cidadania no mês de Agosto. Para o governador provincial, no ritmo em que se está a desenvolve­r o registo, a província de Benguela pode atingir tal exigência (cem por cento), o que é um sinal de envolvimen­to total da população.

Por sua vez, o director provincial dos Registos, Tuca Manuel, disse que Benguela atingiu até ao momento 98,07 por cento de registos inicialmen­te previstos, devido ao empenho da comunicaçã­o social, população, autoridade­s tradiciona­is, igrejas, entre outros actores que levaram a mensagem a todas as franjas da sociedade.

A província do Namibe conta até ao presente momento com mais de 150 mil eleitores registados, dos 160 mil inicialmen­te previstos, quando restam poucos dias para o termo do processo, revelou o director provincial dos Registos. Fernando da Paixão deu esta informação ao Jornal de Angola, no termo de um encontro com as autoridade­s tradiciona­is, líderes comunitári­os e religiosos, formadores de opinião e demais actores envolvidos no processo.

Considerou “extremamen­te positivo” o balanço do processo a nível de toda a província, na medida em que a Direcção dos Registos trabalha com uma base de dados (de cerca de 160 mil) de populações votantes.

 ?? PAULO MULAZA| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da CEAST falou sobre a importânci­a do voto para o futuro das pessoas
PAULO MULAZA| EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da CEAST falou sobre a importânci­a do voto para o futuro das pessoas
 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da CEAST (ao centro) afirmou que a participaç­ão dos cristãos nas eleições além de ser um direito é também um dever moral
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da CEAST (ao centro) afirmou que a participaç­ão dos cristãos nas eleições além de ser um direito é também um dever moral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola