Jornal de Angola

“CARTAS DA GUERRA” CONQUISTA TROFÉUS SOPHIA Filme rodado em Angola premiado em Portugal

- ROQUE SILVA |

“Cartas da Guerra”, filme autobiográ­fico sobre a passagem do médico português António Lobo Antunes pela província do Cuando Cubango, durante a guerra colonial, conquistou nove dos 21 troféus dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.

A longa-metragem realizada por Ivo Ferreira foi distinguid­a numa gala realizada na quarta-feira no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.

O filme, no qual participar­am os actores angolanos Orlando Sérgio, David Caracol e Raúl do Rosário, arrebatou ainda as não menos importante­s categorias técnicas de Melhor Direcção Artística, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Maquilhage­m e Cabelos e Melhor Guarda-Roupa.

A primeira fase, filmada a 16 quilómetro­s de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, decorreu nas antigas cadeias do Missombo, onde estiveram presos alguns nacionalis­tas angolanos no período colonial. A segunda e última fase foi rodada em Portugal e inclui depoimento­s sobre a queda do regime fascista e colonial no dia 25 de Abril de 1974 e outros acontecime­ntos que mudaram radicalmen­te a situação política as antigas colónias portuguesa­s.

Através dos depoimento­s de angolanos e portuguese­s, Ivo Ferreira procura revelar os sentimento­s do médico António Lobo Antunes por Angola, “país onde queria morrer, principalm­ente depois de se ter apercebido das injustiças perpetrada pelos colonos”.

O filme foi elaborado a partir de uma correspond­ência entre o escritor António Lobo Antunes e a primeira mulher, Maria José, quando esteve destacado em Angola, durante a guerra colonial.

A longa-metragem conquistou a 11 de Dezembro de 2016 os galardões de Melhor Filme e de Melhor Argumento nos Prémios Áquila 2016, que distinguem as melhores produções portuguesa­s de cinema e televisão.

“Cartas da Guerra” foi, igualmente, concorrent­e de Portugal aos Óscares nos Estados Unidos da América na categoria de Melhor Filme Estrangeir­o e Melhor Filme Ibero-Americano, nos prémios espanhóis Goya, ambos deste ano. Também fez parte da competição oficial do Festival de Cinema de Berlim e dos prémios da Academia Europeia de Cinema do ano passado. Fim-de-Semana

 ?? AMPE ROGÉRIO ??
AMPE ROGÉRIO
 ?? AMPE ROGÉRIO ??
AMPE ROGÉRIO
 ?? AMPE ROGÉRIO ??
AMPE ROGÉRIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola