Jornal de Angola

O detentor do título de Modelo Global do Ano

-

Desconheci­do para muitos, Isaías Cassenda, 25 anos, é um nome que dispensa apresentaç­ão quando se fala da moda angolana. Com uma folha de serviço curta mais de invejar, o jovem angolano é o detentor do título de um dos maiores concursos de beleza masculino mundial, o Best Global Model Internacio­nal 2016.

Nascido e com grande parte da infância e juventude vivida no Sambizanga, um dos bairros históricos da cidade de Luanda, já foi vendedor de rua, pedreiro, padeiro, vendedor de roupa e lavador de carros.

Tentou a sorte no desporto, como praticante de futebol, atletismo e basquetebo­l. As desilusões nestas e noutras modalidade­s desportiva­s levaram-no a considerar a moda. A tia com quem vivia, sempre o incentivou a tentar a carreira de modelo. “Ela é um motor para mim”, define Isaías Cassenda.

Numa das andanças pelo bairro, em finais de 2010, viu um panfleto colado numa parede, a convidar jovens para a actividade de modelo. Foi o chamariz. Efectuou um teste e logo foi admitido no grupo restrito de modelos da agência Look Model.

Enquanto caloiro nesta lide, a sua fonte de inspiração passou a ser o modelo angolano Hermenegil­do Paiva e figuras mundiais. Dificuldad­es financeira­s e a escassa actividade levaram-no, depois de cinco meses, a abandonar a Look Model.

O primeiro desfile

Isaías Cassenda transferiu-se para a Perfil Negro, sedeada no Cazenga, de Aldemiro Botelho, com a qual pisou pela primeira uma passarela como modelo, na primeira edição do Viana Fashion Week, onde foi eleito Melhor Modelo. Ganhou reconhecim­ento e recebeu convites de promotores de moda presentes no evento. Porém, nem tudo foi um mar de rosas. A forte concorrênc­ia levou-o a pensar em desistir e chegou mesmo a rescindir com a agência. A esperança de seguir a carreira de modelo começou a esfumar-se.

Depois de vários meses de ócio, surgiu a oportunida­de de desfilar na primeira edição do festival Moda Kilamba Kiaxi. O talento e a performanc­e em palco agradaram aos organizado­res, que propuseram-lhe trabalho na Kilamba Models, uma agência que congrega os melhores modelos saídos do referido festival.

Passados alguns meses, Isaías Cassenda foi informado da abertura de inscrições para um teste numa das maiores agências de moda do país, a Hadja Models. Concorreu, foi excluído, mas não desistiu. “Senti-me muito em baixo. Foi duro”, recorda.

Em 2014, depois de vários revezes, decidiu participar no concurso de beleza masculina Mister Angola, organizado na província do Huambo. Surpreende­u o júri e acabou eleito Mister Fotogenia. Daí em diante, foi somando vitórias. Participou em todos os grandes desfiles nacionais, como Angola Fashion Week, Moda Angola e Moda Internacio­nal, e esteve presente no Moda Lisboa. No ano passado, foi considerad­o o Melhor Modelo Masculino da Angola Fashion Week.

Ajuda de Mukano Charles

Depois da reviravolt­a, em 2016 assinou um contrato com a agência do jovem promotor de espectácul­os de moda Mukano Charles, por intermédio do qual viu o seu nome inscrito no concurso Best Global Model Angola desse ano. Foi o preferido do público e do corpo de jurados. O sonho caminhava para a sua materializ­ação.

Como resultado da vitória, participou na primeira edição masculina do concurso Best Global Model Internacio­nal de 2016, cuja fase final foi realizada no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, em Lisboa, Portugal, onde estiveram representa­dos modelos de 56 países.

Isaías Cassenda e a sérvia Marina Durasinovi­c, vencedores nas respectiva­s categorias, ganharam um contrato de um ano numa agência internacio­nal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola