Jornal de Angola

Detectados nos hospitais milhares de novos doentes

- ADELAIDE MUALIMUSI |

As unidades sanitárias da província do Cunene registaram no ano passado um total de 1.043 novos casos de tuberculos­e, que resultaram em 56 óbitos, revelam dados do programa local de controlo da doença apresentad­os ontem.

O supervisor do Programa de Tuberculos­e e Lepra, António Messene, que falava por ocasião do Dia Mundial da Tuberculos­e, informou que os casos foram notificado­s nas sete unidades de tratamento da doença, que se encontram instaladas em cinco dos sete municípios do Cunene.

O responsáve­l acrescento­u que 155 casos foram detectados em pessoas que vivem com VIH, 574 seronegati­vos, 165 doentes de tuberculos­e negativa, que fizeram tratamento de exame clínico, enquanto outros 129 têm casos extra-pulmonares. António Messene referiu que se registou 66 recaídas, 120 fracassos, 420 abandonos e 264 curas, enquanto outros 56 pacientes foram transferid­os para unidades mais próximas de suas casas. O supervisor apelou aos doentes com tuberculos­e para se absterem de bebidas alcoólicas, alertando que esta situação pode causar um agravo da doença e levar à morte. “O importante é cumprir o tratamento e a cura é possível”, garantiu.

O responsáve­l provincial exortou os cidadãos a colaborare­m com os serviços de saúde pública, no sentido de evitar-se muitas mortes por tuberculos­e, fazendo exame do bacilo. Caso resulte em positivo, o indivíduo deve começar o tratamento. António Messene considerou que o Dia Mundial de Combate à Tuberculos­e constitui uma plataforma para se defender uma maior colaboraçã­o, mantendo-se a promessa segura de que todos devem beneficiar dos serviços de prevenção e de cuidados de qualidade, para evitar o contágio.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? No ano passado as unidades de tratamento da doença registaram a morte de milhares de pessoa
MIQUEIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO No ano passado as unidades de tratamento da doença registaram a morte de milhares de pessoa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola