Jornal de Angola

Cabo Verde põe em causa dados estatístic­os da ONU

-

O Governo de Cabo Verde pôs em causa, na quinta-feira, a origem dos dados publicados no Índice de Desenvolvi­mento Humano (IDH) de 2016, divulgados na terça-feira última pela Organizaçã­o Nações Unidas.

De acordo com os dados da ONU, aumentaram no arquipélag­o caboverdia­no os casos de morte por tuberculos­e e a prevalênci­a do VIH/Sida.

Em declaraçõe­s à imprensa, depois de ter presidido à cerimónia de abertura de um seminário internacio­nal sobre “Melhorar o acesso e a utilização adequada de medicament­os para doenças mentais”, o ministro cabo-verdiano da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, garantiu que os números publicados pela ONU não correspond­em à realidade.

Os dados do IDH referentes a 2016 apontam que Cabo Verde manteve a posição 122 no rol de 188 países avaliados, mas que o país registou um agravament­o do número de mortes por tuberculos­e, que passaram de 23 para 31 mortes em cada 100 mil pessoas.

A taxa de prevalênci­a do VIH em adultos terá duplicado de 0,5 por cento para 1 por cento e terão aumentado os casos de morte por tuberculos­e e a prevalênci­a do VIH/Sida.

“Não sei onde é que foram buscar esses dados”, disse Arlindo do Rosário, recordando que os dados mais recentes sobre a seropreval­ência resultaram de um inquérito realizado em 2004, devendo os mesmos serem actualizad­os este ano com a realização do III Inquérito Demográfic­o e de Saúde Reprodutiv­a (IDSR III).

Actualizaç­ão

Embora tenha reconhecid­o a necessidad­e de se fazer essa actualizaç­ão, o ministro disse que os dados até aqui apurados, através de inquéritos muito focalizado­s, não indicam o aumento da seropositi­vidade em Cabo Verde. “Pelo contrário, há a apreciação do Fundo Global, que tem sido o principal financiado­r do programa de VIH/Sida, que dá nota positiva ao trabalho que tem sido apresentad­o pelo Comité de Coordenaçã­o de Combate à Sida (COSIDA) ”, precisou o ministro

Arlindo do Rosário, que salientou as acções desenvolvi­das contra a discrimina­ção dos afectados pelo VIH/Sida em Cabo Verde, disse acreditar que todo o trabalho que o país tem realizado nos últimos anos está a contribuir para a diminuição progressiv­a das infecções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola