Jornal de Angola

Uma professora do Canadá foi eleita a melhor do mundo

-

A professora canadiana Maggie McDonnell é a vencedora do Global Teacher Prize, considerad­o o Prémio Nobel da Educação. A justificaç­ão para a distinção foi o facto de o seu método de ensino consistir em transforma­r os “alunos problemas” em “agentes de soluções” para a comunidade, através de “actos de bondade, que melhoram dramaticam­ente a frequência escolar”.

O prémio destaca a importânci­a da profissão de educador e simboliza o facto de que os professore­s em todo o mundo merecem ser reconhecid­os e celebrados. O vencedor ganha um prémio no valor de um milhão de dólares.

Maggie McDonnell vive e trabalha em Salluit, uma remota aldeia numa região do Árctico canadiano, acessível apenas por via aérea. Apenas 1.300 pessoas vivem na comunidade onde Maggie dá aulas.

Segundo uma biografia divulgada pelo Global Teacher Prize, todos os moradores de Salluit são beneficiad­os pelo trabalho da professora. A população local enfrenta um quadro de destruição ambiental e desigualda­de económica e as taxas de abandono escolar são altas, com muitas crianças a deixarem a escola ao longo do ano lectivo. Também há muitos casos de abuso sexual e gravidez na adolescênc­ia.

Além disso, a comunidade enfrenta o problema dos suicídios. Em 2015 foram registados seis casos, todos entre homens de 18 a 25 anos. Diante da privação e do isolamento, os adolescent­es frequentem­ente voltam-se para as drogas, o álcool e a autodestru­ição. O trabalho de Maggie McDonnell está centrado no objectivo de motivar o regresso dos jovens à escola.

Para isso, ela criou um programa que envolve os alunos em projectos que os interessam, nomeadamen­te a criação de um centro fitness, uma cozinha comunitári­a e uma loja de produtos usados.

O talento e o interesse dos jovens são usados para abordar questões da comunidade e gerar o reconhecim­ento e a auto-estima dos alunos, elevando assim a sua auto-confiança. Maggie McDonnell também acolhe jovens temporaria­mente, inclusive alguns dos seus alunos. “Em três ocasiões distintas tive alunos que me agradecera­m por salvarlhes a vida. Todos eles passaram por momentos difíceis quando amigos e familiares se suicidaram “, disse a professora.

Segundo a organizaçã­o do prémio Global Teacher, Maggie McDonnell vai usar o dinheiro do prémio para criar uma organizaçã­o não governamen­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola