Jornal de Angola

Rebeldes na RDC decapitam polícias

-

Rebeldes armados na República Democrátic­a do Congo (RDC) decapitara­m sexta-feira cerca de 40 agentes da polícia após uma emboscada, anunciaram ontem as autoridade­s locais. Este é considerad­o o ataque mais grave contra as forças de segurança desde o início da rebelião na região de Kassai em Agosto de 2016.

Os rebeldes do grupo Kamuina Nsapu atacaram os agentes da polícia enquanto iam em caravana automóvel de Tshikapa para Kananga. As milícias roubaram armas e veículos, disse à Reuters François Kalamba, porta-voz da assembleia da província de Kassai.

A rebelião armada está espalhada em cinco províncias da RDC e representa a mais séria ameaça ao Governo do Presidente Joseph Kabila.

“Eles foram capturados por milícias armados, que decapitara­m cerca de 40 polícias”, disse Kalamba, acrescenta­ndo que a milícia poupou a vida de seis agentes que falavam a língua local tshiluba.

Mais de 400 pessoas foram mortas na onda de violência na RDC, de acordo com as Nações Unidas.

A embaixada da Arábia Saudita em Londres informou sexta-feira que o homem apontado como autor do ataque da semana passada em Westminste­r, Khalid Masood, esteve três vezes no país asiático, onde ensinou inglês entre Novembro de 2005 e Novembro de 2006 e, depois, de Abril de 2008 a Abril de 2009. A embaixada adiantou que Masood voltou ainda à Arábia Saudita em Março de 2015 com um visto de trabalho. O ataque de quarta-feira foi atribuído pelas autoridade­s ao cidadão britânico de 52 anos, nascido em Kent, sudeste de Inglaterra, com o nome de Adrian Russel, que mudou para Khalid Masood quando se converteu ao islamismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola