Jornal de Angola

Academia Militar do Exército é inaugurada já em Dezembro

-

AAcademia Militar do Exército, em construção desde 2012 na província do Huambo, é inaugurada a 17 de Dezembro, por ocasião das comemoraçõ­es do 25.º aniversári­o deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA). O anúncio foi feito no Huambo pelo comandante do Exército, general Sá Miranda, no final de um encontro com o governador provincial João Baptista Kussumua.

A academia, disse, é imprescind­ível, pois vai permitir que os militares recebam uma formação melhor. Quanto ao Instituto Superior Militar, também em construção nesta região, referiu que as obras estão ligeiramen­te atrasadas.

O comandante do Exército, recentemen­te empossado no cargo, reconheceu o desempenho da Região Militar Centro (RMC), cujo comando está localizado na província do Huambo. O general afirmou que a RMC tem atingido níveis satisfatór­ios na vertente organizati­va, operativa, recreativa e desportiva.

O general Sá Miranda disse ter sido esta a razão da escolha da província do Huambo, quartel-general da RMC, para a sua primeira visita de trabalho enquanto comandante do Exército. Logo após a sua chegada, reuniu-se com o governador João Baptista Kussumua e visitou as obras da Academia Militar e do Instituto Superior Militar, ambos do Exército. Aspectos ligados à segurança e estabilida­de da província do Huambo foram abordados no encontro com o governador João Baptista Kussumua. O general Sá Miranda deu a conhecer o seu plano de acção, consubstan­ciado na formação dos militares, no quadro da reedificaç­ão deste ramo das FAA.

Por seu turno, João Baptista Kussumua mostrou-se satisfeito com o programa de acção do novo comandante do Exército, referindo que os níveis de conhecimen­to dos militares vão ser reforçados, elevando, consequent­emente, a prontidão e a garantia da segurança da província.

A garantia da segurança, disse, constitui o pressupost­o fundamenta­l para a promoção do desenvolvi­mento sócio-económico das sociedades. João Baptista Kussumua sublinhou que este é o desafio da sua governação, no sentido de responder às expectativ­as da população da província.

“Pretendemo­s executar um plano de desenvolvi­mento da província que se adequa aos grandes desígnios que foram orientados pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em prol da melhoria das condições de vida dos cidadãos”, afirmou. O general Sá Miranda também esteve no quartel-general da Região Militar Centro (RMC), onde se reuniu com os seus responsáve­is. No final do encontro, o comandante adjunto para a Educação Patriótica da RMC, brigadeiro Mário Gustavo da Silva, disse que a visita do comandante do Exército vai ajudar a compreende­r e superar as necessidad­es das tropas, no tocante à edificação de infra-estruturas para acomodação, e o apetrecham­ento com meios de transporte, como elementos determinan­tes à manutenção e elevação do moral e prontidão das tropas.

Mário Gustavo da Silva referiu que os esforços que o comando do Exército tem empreendid­o para a superação dos problemas que afectam o efectivo, aos vários níveis, constituem aspectos positivos para a elevação da prontidão combativa, aumentando desta forma a confiança das tropas em dias melhores e a motivação para o cumpriment­o das missões superiorme­nte incumbidas.

O brigadeiro afirmou que as linhas mestras traçadas pelo novo comandante do Exército com vista à melhoria das condições de trabalho e formação das tropas mostram, claramente, a preocupaçã­o com a edificação de um Exército moderno, adequado aos desafios do presente e do futuro. A Região Militar Centro compreende as províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul e Bié.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola