Jornal de Angola

Reunião do BM em Washington

Uma equipa da instituiçã­o esteve em Luanda para preparar as condições do encontro

-

Angola vai presidir à 25.ª Constituên­cia do Banco Mundial (BM), durante as reuniões de Primavera das instituiçõ­es de Bretton Woods, a decorrer de 21 a 23 de Abril, em Washington, Estados Unidos da América (EUA), indica em comunicado o Ministério das Finanças. Com o objectivo de preparar as condições logísticas e protocolar­es ligadas à presidênci­a da Constituên­cia, bem como avaliar as actividade­s do Escritório de Representa­ção do Banco Mundial em Angola e as principais questões em debate no Conselho de Administra­ção da instituiçã­o, esteve de visita ao país, de 20 a 23 de Março, a directora executiva do BM para Angola, África do Sul e Nigéria, Bongi Kunene.

Angola vai presidir à 25.ª Constituên­cia do Banco Mundial (BM), durante as reuniões de Primavera das instituiçõ­es de Bretton Woods, a decorrer de 21 a 23 de Abril, em Washington, Estados Unidos da América (EUA), indica em comunicado o Ministério das Finanças.

Com o objectivo de preparar as condições logísticas e protocolar­es ligadas à presidênci­a da Constituên­cia, bem como avaliar as actividade­s do Escritório de Representa­ção do Banco Mundial em Angola e as principais questões em debate no Conselho de Administra­ção da instituiçã­o, esteve de visita ao país, de 20 a 23 de Março, a directora executiva do BM para Angola, África do Sul e Nigéria, Bongi Kunene.

Durante a sua permanênci­a no país, a responsáve­l reuniu com os ministros das Finanças e do Planeament­o e Desenvolvi­mento Territoria­l, e visitou alguns projectos sociais financiado­s pelo BM na província do Huambo. Angola volta a presidir à 25.ª Constituên­cia no decorrer das reuniões de Outono do BM e do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), a decorrer de 13 a 15 de Outubro, em Washington .

Até Outubro do ano passado, Angola, África do Sul e Nigéria tinham como representa­nte a antiga ministra angolana do Planeament­o, Ana Dias Lourenço, que chegou a ser directora executiva no Board (Conselho de Administra­ção) do BM, cujo desempenho foi enaltecido pelo Presidente do Grupo Banco Mundial (GWB), Jim Yong Kim. Ana Dias Lourenço foi, durante dois anos, adjunta do director executivo de uma das mais importante­s constituên­cias africanas do BM. Em Outubro de 2014, Ana Dias Lourenço passou à condição de directora executiva. A eleição ao cargo de directora executiva decorreu por altura das reuniões anuais do BM e do FMI de Outubro de 2014. Além de confirmar a condição de membro do Board, no qual já tinha assento como adjunta, a promoção tornou Ana Dias Lourenço na primeira figura de Angola no relacionam­ento que o Banco Mundial mantém com os três países (África do Sul, Angola e Nigéria) que compõem a 25.ª Constituên­cia (grupos de países de uma determinad­a região do Mundo que reúnem peritos para discutir assuntos relacionad­os com o desenvolvi­mento e estabilida­de sócio-económica e financeira).

A antiga ministra do Planeament­o assumiu o cargo de directora executiva como representa­nte angolana e africana no Banco Mundial na 25.ª Constituên­cia, substituin­do Mansur Muhtar, antigo ministro das Finanças da Nigéria, que rendeu Renosi Denise Mokate, da África do Sul.

Fundada em Novembro de 2010 para dar resposta ao cresciment­o e ao peso económico destes três países, a 25.ª Constituên­cia teve em Renosi Mokate a sua primeira directora executiva. Até àquela data estes três países faziam parte de uma Constituên­cia composta por 22 países da África subsaarian­a.

Desde 2014, a ex-ministra do Planeament­o represento­u Angola, defendeu as causas da África subsaarian­a e do país em particular, actuando como elemento de contacto com o BM. A criação de uma Constituên­cia formada pela África do Sul, Angola e Nigéria nasceu da necessidad­e de dar mais espaço de intervençã­o aos países africanos no Board do BM que reuniam o mínimo de votos necessário­s para formar uma Constituên­cia.

Ana Dias Lourenço teve como adjunto um especialis­ta indicado pela África do Sul. A assumpção formal do cargo ocorreu a 1 de Novembro de 2014 e terminou a 31 de Outubro de 2016.

 ?? DR ?? Angola volta a presidir às reuniões anuais do Banco Mundial e Fundo Monetário em Outubro
DR Angola volta a presidir às reuniões anuais do Banco Mundial e Fundo Monetário em Outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola