Jornal de Angola

Instituto dá impulso a projectos agrícolas

Novo aeroporto de Luanda requer a admissão de mais meteorolog­istas

-

O director-geral do Instituto Nacional de Meteorolog­ia e Geofísica (INAMET), Domingos do Nascimento, anunciou a criação de uma base de dados nacional que vai estar disponível a todos os sectores que contribuem para o desenvolvi­mento do país. A base de dados é uma parceria com o Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) e o Gabinete de Segurança Alimentar (GSA) do Ministério da Agricultur­a.

O Instituto Nacional de Meteorolog­ia e Geofísica (INAMET) vai criar, em parceria com o Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) e o Gabinete de Segurança Alimentar (GSA), do Ministério da Agricultur­a, uma base de dados nacional, disponível a todos os sectores que contribuem para o desenvolvi­mento nacional.

O anúncio foi feito pelo directorge­ral do INAMET, Domingos do Nascimento, numa entrevista concedida à Angop na quinta-feira última, em que foi assinalado o Dia Mundial da Meteorolog­ia, sobre o tema “Compreende­r as nuvens”.

O director-geral do INAMET declarou que o país precisa de uma rede de estações meteorológ­icas mais ampla para melhorar a produção de informaçõe­s meteorológ­icas de acordo com as necessidad­es do país.

Domingos do Nascimento garantiu que, com a base de dados, o INAMET vai desenvolve­r melhor o seu trabalho de “aconselhar, regular e verificar como funcionam as estações meteorológ­icas espalhadas pelo país”.

O responsáve­l deu ênfase à mensagem da Organizaçã­o Mundial de Meteorolog­ia (OMM), na qual a instituiçã­o afirma que a compreensã­o das nuvens é essencial para prever as condições climáticas, modelar os impactos das alterações climáticas futuras e prever a disponibil­idade de recursos hídricos.

A criação da uma base de dados está dentro de uma estratégia que dá corpo ao apoio do INAMET ao processo de diversific­ação da economia, pela via do fornecimen­to de informaçõe­s para a agricultur­a e outros sectores.

O director-geral do INAMET declarou que o lema da efeméride deste ano - “Compreende­r as nuvens” transmite à sociedade a importânci­a do trabalho que o instituto realiza, assim como as suas responsabi­lidades perante os desafios de desenvolvi­mento de Angola.

Este ano, acrescento­u, o Instituto Nacional de Meteorolog­ia e Geofísica vai abordar com os seus parceiros os temas “A problemáti­ca das nuvens e a segurança na navegação aérea” e “A problemáti­ca das nuvens na gestão dos recursos hídricos”.

Um dos parceiros do INAMET é o Ministério da Agricultur­a, com quem trabalha em parceria para o aproveitam­ento de cerca de 50 pequenas estações agrícolas controlada­s pelo Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA). As pequenas estações agrícolas vão ser potenciali­zadas com a calibração do INAMET, para os dados serem mais actuais e fiáveis.

Neste processo de apoio à agricultur­a, é da responsabi­lidade do INAMET a instalação de equipament­os para medir a humidade dos solos, com recurso a sensores de agro-meteorolog­ia.

Novo aeroporto de Luanda

A construção do novo aeroporto internacio­nal de Luanda impõe a admissão pelo INAMET de mais técnicos para garantir a operaciona­lidade dessa infra-estrutura, declarou Domingos do Nascimento. Para o responsáve­l, o número actual de meteorolog­istas de que a instituiçã­o dispõe é insuficien­te para garantir o funcioname­nto pleno dos dois aeroportos de que Luanda vai dispor, depois da entrada em funcioname­nto do novo, que está a ser construído há dez anos na área de Bom Jesus.

O INAMET desenvolve já um plano de formação de quadros superiores com a Faculdade de Ciências da Universida­de Agostinho Neto (UAN), onde sete novos meteorolog­istas vão concluir a licenciatu­ra neste ano lectivo. O número de quadros vai ser aumentado depois do regresso do estrangeir­o de um grupo de bolseiros.A formação de meteorolog­istas na UAN é resultante de um processo que decorre desde 2014, através da parceria entre a Faculdade de Ciências e o INAMET.

 ?? FILIPE BOTELHO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O Ministério da Agricultur­a revitaliza com a ajuda do INAMET as estações agrícolas controlada­s pelo Instituto de Desenvolvi­mento Agrário
FILIPE BOTELHO|EDIÇÕES NOVEMBRO O Ministério da Agricultur­a revitaliza com a ajuda do INAMET as estações agrícolas controlada­s pelo Instituto de Desenvolvi­mento Agrário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola